Um estudo dos produtos da linha Tramontina Design Collection no âmbito do Design Emocional

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2016-10
Orientador
Souza, Raquel Barcelos De
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A emoção no design ainda é um campo a ser explorado. Um produto que cumpre apenas sua função prática de uso não é mais suficiente na sociedade de consumo atual. Buscamos por produtos que além de cumprir com suas funções básicas despertem em nós, sentimentos, sensações e emoções. Na pesquisa bibliográfica foram abordados autores nos quais se destacam Jordan (2000), Norman (2008) e Mont’Alvão e Damazio (2008), na busca de técnicas e pesquisas na área do design emocional e como alguns produtos podem despertar emoções nos usuários. A linha Tramontina Design Collection tornou-se objeto desse estudo justamente por apresentar em seus produtos características únicas, primando pelo design, inovação, beleza e exclusividade. A influência da emoção nas escolhas do indivíduo em relação aos produtos da linha Tramontina Design Collection motivaram a busca de resultados por meio de pesquisa exploratória quantitativa, que foram avaliados por meio de gráficos e relações estabelecidas entre os dados. Os resultados mostraram que muito ainda pode ser explorado na área do design emocional e que o público pesquisado têm a necessidade como principal fator de consumo em relação às caçarolas da linha Tramontina Design Collection, porém considera outros aspectos de design como funcionalidade, qualidade e beleza.
Descrição
Palavras-chave
Design Emocional; Tramontina; Design Collection; Emoção; Produto
Citação
SCHEFFLER, Gabriele. Um estudo dos produtos da linha Tramontina Design Collection no âmbito do Design Emocional. 2014. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, nov. 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1129.
Coleções