Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/114
Title: Alternativas metodológicas para o ensino de expressões numéricas: estratégias para construção de aprendizagens significativas
Authors: Lopes, Dilson Márcio Panichi  Lattes
Keywords: Aprendizagem significativa;Contextualização das expressões numéricas;Tendências no ensino da Matemática
Date of Defense: 21-May-2010
Issue Date: 9-Nov-2010
Citation: LOPES, Dilson Márcio Panichi. "Alternativas metodológicas para o ensino de expressões numéricas: estratégias para construção de aprendizagens significativas". 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 maio 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/114>.
Abstract: O presente estudo registra o desenvolvimento de uma pesquisa/intervenção que teve como objetivo analisar as possibilidades de construir conceitos matemáticos referentes a expressões numéricas, através da organização de estratégias de ensino que considerassem as vivências dos alunos e permitissem estabelecer amplas relações entre os conteúdos curriculares e o cotidiano, sem abandonar a cientificidade e o compromisso formal com o componente curricular. Os participantes foram alunos matriculados na sexta série de uma escola da rede municipal da cidade de Rio Pardo, residentes em zona rural e filhos de agricultores da região fumageira e pequenos pecuaristas. O planejamento da proposta apoiou- se nos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa - a partir da interpretação de autores como Moreira (1999, 2000) e Praia (2000) - e o desenvolvimento das atividades constituiu um ir-e-vir entre a prática pedagógica, as realidades do contexto e as orientações teóricas, As informações foram obtidas no decorrer do desenvolvimento da proposta, através de registros, de produção individual e coletiva de materiais e de relatos orais. Essas informações foram analisadas à luz dos referenciais teóricos e das marcas culturais e sociais que interferem nas concepções e perspectivas dos educandos sobre a Matemática como componente curricular e de vida. As evidências de aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais observadas no decorrer das diferentes atividades, permitiram perceber a pertinência das orientações da Teoria da Aprendizagem Significativa na promoção de um ensino diferenciado, contextualizado e transformador, sem excluir referenciais históricos, legais, culturais, sociais e educativos que compõem o conjunto de conhecimentos de um educador em constante formação.
URI: http://hdl.handle.net/10737/114
Appears in Collections:Ensino de Ciências Exatas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DilsonLopes.pdf10,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.