Estratégia de Saúde da Família: percepção da equipe sobre a promoção da saúde utilizando o instrumento de avaliação da atenção primaria à saúde (PCA TooL)

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2016-12
Orientador
Lohmann, Paula Michele
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O programa saúde da família (PSF) foi implantado pelo Ministério da Saúde, sendo uma estratégia para fortalecer a atenção básica e reorganizar o modelo assistencial, com atenção focada nos atendimentos as famílias, promovendo ações de promoção a saúde para a população adscrita. Desta forma o presente estudo busca conhecer a percepção da equipe de saúde de uma Estratégia de Saúde da Família localizada no interior do Vale do Taquari quanto as diretrizes do SUS para o funcionamento com vista à promoção de saúde. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter descritivo e exploratório, desenvolvido por meio de técnica de analise temática para análise dos dados, realizada com doze(12) profissionais de saúde que compõem a equipe da ESF. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semiestruturada, contendo seis(6) questões de caracterização dos informantes e quatorze(14) questões norteadoras ligadas a temática da pesquisa, onde emergiram seis(6) temas e dois(2) subtemas. Foi utilizado como base um questionário para os profissionais de saúde tendo como base algumas perguntas que integram o Primary Care Assessment Tool (PCATool), versão profissionais de saúde, esse instrumento é validado no Brasil. Observa- se que a maioria dos profissionais de saúde já entenderam o novo conceito ampliado de saúde, a criação de vinculo é vista como ferramenta indispensável no processo de promoção a saúde da comunidade, apesar da falta de participação da população nos grupos de educação em saúde, o trabalho em equipe mostra-se como principal motivador para realizar as ações em saúde.
Descrição
Palavras-chave
Saúde Coletiva; Programa Saúde da Família; Sistema Único de Saúde; Promoção a saúde
Citação
SILVA, Suélen Souza Da. Estratégia de Saúde da Família: percepção da equipe sobre a promoção da saúde utilizando o instrumento de avaliação da atenção primaria à saúde (PCA TooL). 2015. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1175.
Coleções