Use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10737/118
Title: | Alunos/as surdos/as e processos educativos no âmbito da educação matemática: problematizando relações de exclusão/inclusão |
Authors: | Picoli, Fabiana Diniz De Camargo  ![]() |
Keywords: | Educação de surdos/as;Inclusão/exclusão;Educação matemática;Etnomatemática |
Date of Defense: | 25-Jun-2010 |
Issue Date: | 9-Nov-2010 |
Citation: | PICOLI, Fabiana Diniz De Camargo. "Alunos/as surdos/as e processos educativos no âmbito da educação matemática: problematizando relações de exclusão/inclusão". 2010. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 25 jun. 2010. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/118>. |
Abstract: | O presente trabalho tem por objetivo problematizar a educação matemática de alunos/as surdos/as incluídos/as em classes de ensino regular e que frequentam, em turno inverso, a Sala de Recursos. Os aportes teóricos que sustentam a investigação são relativos ao pensamento de Michel Foucault e à educação de surdos/as em seus entrecruzamentos com o campo da Etnomatemática. A parte empírica da pesquisa foi realizada no Instituto Estadual de Educação Felipe Roman Ros em Arvorezinha, RS, e tem como participantes quatro alunos/a surdos/as. O material de pesquisa gerado está composto por anotações em diário de campo da pesquisadora, excertos de filmagens de atividades propostas na Sala de Recursos e material escrito produzido pelos participantes da pesquisa. A análise do material de pesquisa aponta que se, por um lado, os/as alunos/as utilizavam a calculadora cotidianamente na sala de aula regular; por outro, na Sala de Recursos, não demonstravam reconhecer as funções e operacionalidade deste artefato. Ademais, estes/as mesmos/as alunos/as explicitaram, quando confrontados com situações problemas, estratégias distintas daquelas usualmente exploradas em sala de aula. Tais análises permitem mostrar a produtividade dos estudos do campo da Etnomatemática para a relação ética com a diferença. |
URI: | http://hdl.handle.net/10737/118 |
Appears in Collections: | Ensino de Ciências Exatas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FabianaPicoli.pdf | 454,47 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.