Sistematização da assistência de enfermagem: gestantes em uma Unidade Básica de Saúde Vale do Taquari

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2016-12
Orientador
Costa, Arlete Eli Kunz Da
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A sistematização de Assistência de Enfermagem é uma maneira de melhorar qualidade da assistência prestada aos clientes, é um método que organiza, sistematiza e direciona as etapas do processo de cuidar (1). A pesquisa tem como objetivo geral implantar a assistência de enfermagem visando a integralidade e a humanização no cuidado na Atenção Básica a gestante. Trata-se uma pesquisa de natureza descritiva- exploratória, com abordagem qualitativa dos dados. A análise de dados seguiu o método proposto por Bardin (2) e foi classificada em cinco categorias: Um A percepção da gestante do atendimento da equipe de enfermagem; Dois A equipe faz um planejamento para as próximas consultas; Três Qual a melhora no atendimento do pré-natal; Quatro A equipe proporciona educação e saúde; Cinco Confiança no trabalho da equipe; Concluímos que a equipe de enfermagem tem um papel importante para orientar e apoiar às gestantes e sua família desde a concepção até o parto.

La sistematización de la asistencia de enfermería es una manera de mejorar la calidad de la asistencia prestada a los clientes, es un método que organiza, sistematiza y direcciona las etapas del proceso de cuidar (1). La investigación tiene como objetivo general implantar la asistencia de enfermería pretendiendo la integralidad y humanización en el cuidado en la atención básica a la gestante. Se trata de una encuesta de naturaleza descriptiva-exploratoria, con abordaje cualitativa de los datos. El análisis de datos siguió un método propuesto por Bardin (2) y fue clasificada en cinco categorías: uno La percepción de la gestante del atendimiento del equipo de enfermería, dos El equipo hace un planeamiento para las próximas consultas, tres Cuál la mejora en el atendimiento del prenatal, cuatro El equipo proporciona educación y salud, cinco Confianza en el trabajo de equipo, concluimos que el equipo de enfermería tiene un papel importante para orientar y apoyar las gestantes y su familia desde la concepción hacia el parto.
Descrição
Palavras-chave
Educação em enfermagem; Equipe de enfermagem; Integralidade e Saúde
Citação
SUHRE, Patrícia Beatriz. Sistematização da assistência de enfermagem: gestantes em uma Unidade Básica de Saúde Vale do Taquari. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Enfermagem, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 01 dez. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1191.
Coleções