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Title: Estratégias de ensino e o desenvolvimento da oralidade de crianças de quatro anos: possibilidades a partir de um projeto de leitura desenvolvido em Imperatriz/MA
Authors: Filgueiras, Elieusa de Sousa Silva  Lattes
Keywords: Educação Infantil;Estratégias de ensino;Oralidade
Date of Defense: 24-May-2016
Issue Date: Jan-2017
Citation: FILGUEIRAS, Elieusa de Sousa Silva. "Estratégias de ensino e o desenvolvimento da oralidade de crianças de quatro anos: possibilidades a partir de um projeto de leitura desenvolvido em Imperatriz/MA". 2016. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 maio 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/1199>.
Abstract: Esta dissertação aborda a temática do desenvolvimento da oralidade a partir de um projeto de leitura. Compreendendo que esse desenvolvimento deve ser favorecido, entendendo a criança como participativa, autora e constituidora de várias linguagens, capaz de envolver-se e contribuir com o seu processo de aprendizagem, delineou-se como objetivo para esta pesquisa “Investigar como se apresentam as estratégias de ensino que desenvolvem a oralidade de crianças de quatro anos, a partir de um projeto de leitura desenvolvido em Imperatriz/MA”. O estudo aconteceu em uma escola de Educação Infantil, com crianças de quatro anos de idade, em Imperatriz-MA, através de observação da atuação da professora que favoreceu o desenvolvimento da oralidade das crianças e o desenvolvimento de estratégias de ensino junto à turma, a partir de um projeto de leitura. Assim, a investigação buscou no estudo de caso pressupostos com a intenção de interagir com a professora investigada, o que contribuiu para conhecer e registrar o que foi observado durante a pesquisa. Para a construção dos dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, observação participante, diário de campo para o registro do acompanhamento em campo, como também registros fotográficos. Para a análise dos dados, optei por uma aproximação com a técnica análise de conteúdo, das quais emergiram as categorias: Estratégias de ensino utilizadas pela professora; Olhares, saberes e práticas de uma professora; Falas e outras histórias. Constata-se que, quando se propicia à criança um ambiente que valoriza o seu potencial, quando se possibilita a sua participação, se respeita e se contribui para a sua fala com escuta acolhedora, o desenvolvimento da linguagem oral acontece de forma significativa, interagindo com outros conhecimentos e contribuindo para a autonomia da criança. Esta investigação evidencia que o modo como a professora se organizou e planejou as estratégias de ensino, como também a forma como concebe e entende a criança, a Educação Infantil e o projeto de leitura, foram aspectos possibilitadores do desenvolvimento da oralidade das crianças, com a participação ativa delas. Este trabalho destaca que o espaço na escola de Educação Infantil também se apresenta como um instrumento capaz de revelar-se educador, uma vez que ele pode contribuir de forma significativa com o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. A contribuição deste estudo se dá ao demostrar que desenvolver estratégias de ensino que desenvolvam a oralidade de crianças na Educação Infantil vai além de planejar para crianças, mas de pensar e conceber a criança como protagonista e possuidora de vários saberes e linguagens.
This dissertation deals with a reading project for the development of orality from. Understanding that this development should be favored, understanding the child as participatory , author and constitutive of several languages, able to engage and contribute to their learning process, the objective for this research is to investigate how they present the teaching strategies that develop oral language of children four years, from a reading project developed in Imperatriz / MA. " The study took place in a school of Early Childhood Education , with children four years of age, in Imperatriz -MA , through observation of teacher performance that favored the development of orality of children and the development of teaching strategies with the class, the from a reading project. Thus, this research sought in the case study assumptions with intent to interact with the investigated teacher, who helped to record what was observed during the survey. For the construction of the data, we used semi-structured interviews, participant observation, field diary to record the follow-up on the field, as well as photographic records. To analyze the data, I opted for an approach to the technical content analysis, which emerged categories: teaching strategies used by the teacher; Looks, knowledge and practices of a teacher; Speeches and other stories. It appears that, when it provides the child an environment that values their potential when it enables their participation is respected and contributes to its talks with welcoming listening, oral language development occurs significantly interacting with other knowledge and contributing to the child's autonomy. This research shows that the way the teacher was organized and planned teaching strategies, but also how conceives and understands the child, early childhood education and reading project were enablers aspects of the development of oral communication of children with participation active of them. This work highlights the space in kindergarten school is also presented as a tool to prove educator, since it can contribute significantly to the development of oral language of children. The contribution of this study is given to demonstrate that develop teaching strategies to develop oral communication of children in kindergarten goes beyond planning for children, but to think and conceive the child as the protagonist and possessed of various knowledge and languages.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1199
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