Modelagem matemática visando à caracterização e à previsão futura do sistema de abastecimento de água do município de Lajeado/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2010-11-10
Orientador
Haetinger, Claus
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente estudo apresenta a evolução do consumo de água da parcela da zona urbana do município de Lajeado/RS, abastecida unicamente pela Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), no período de 2000 a 2007. Paralelamente, é apresentado o crescimento populacional total e o abastecimento da mesma área de estudo através dos dados fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), CORSAN e Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da UNIVATES. A partir destes dados, objetivamos caracterizar o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) da CORSAN de Lajeado/RS, elaborar um modelo matemático que simule a linha de tendência do volume de consumo (C) de água em função da população total e do tempo, para verificar a possibilidade ou não de um colapso por escassez de água e determinar o volume do consumo per capita (L/hab.dia). A metodologia empregada na fase da caracterização foi a tabulação e pareamento dos dados coletados através do software Microsoft® Excel 2003¹. Já na fase da previsão dos dados entre 2008 a 2032 foi utilizado o software LAB Fit Ajuste de Curvas² que apresenta as funções ordenadas pelo menor valor de x² red. (Qui-quadrado reduzido), apresentando o perfil de crescimento, o valor de x² (Qui-quadrado) enquadrado na área de não rejeição e os coeficientes r (Correlação) e r² (Determinação). Os resultados da fase da caracterização foram satisfatórios e na fase da previsão constatou-se que a estrutura instalada no ano de 2007 terá capacidade de abastecer a população projetada até meados de 2026, caso sejam mantidos os mesmos patamares de produção e consumo.
Descrição
Palavras-chave
Abastecimento de água; Projeção de consumo; Recursos hídricos; Modelagem matemática
Citação
FEIL, Alexandre André. Modelagem matemática visando à caracterização e à previsão futura do sistema de abastecimento de água do município de Lajeado/RS. 2009. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 18 dez. 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/120.
Licença