Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1228
Title: Marketing de relacionamento na web: análise das técnicas utilizadas por empresas de eletrônicos
Authors: Klamt, Henrique Adolfo
Keywords: Marketing;Marketing de relacionamento;Marketing digital;Práticas de marketing;Mídias sociais;Redes Sociais
Date of Defense: 24-Jun-2016
Issue Date: Jan-2017
Citation: KLAMT, Henrique Adolfo. Marketing de relacionamento na web: análise das técnicas utilizadas por empresas de eletrônicos. 2016. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1228.
Abstract: Este estudo tem por finalidade verificar quais práticas de marketing digital trazem os melhores resultados de interação com o público às empresas do setor de eletrônicos. As empresas observadas foram: Apple, Samsung e LG. Um dos critérios observados na escolha das empresas foi o fato de possuírem ações de marketing digital. Outro critério baseou-se na hipótese dessas empresas oferecem contrastes mais nítidos em suas ações de marketing digital, ou seja, duas empresas (Apple e Samsung) são líderes de mercado (IDC, 2015), sendo que a LG ocupa a sexta posição. Dessa forma, foi possível se ter uma ideia das diferenças das técnicas utilizadas por cada empresa. O tema, marketing de relacionamento por meio do marketing digital, foi escolhido pelo fato de a internet estar inserida no cotidiano das pessoas, seja profissionalmente ou socialmente, sendo que as empresas, tomando conhecimento disso, devem explorar as oportunidades que as plataformas digitais oferecem. Diante disso, abordam-se os conceitos de marketing, marketing de relacionamento, marketing digital e mídias sociais. Como método de pesquisa, utilizou-se estudo de casos múltiplos, sendo a coleta de dados feita por acompanhamento das ações das empresas na web e nas redes sociais. Foi detectado que uma das empresas possui posicionamento completamente diferente das demais, uma vez que não faz questão em participar da maioria das redes sociais, porém, interage com seu público de maneira única e exclusiva. Além disso, identificou-se que as demais empresas possuem ações similares, no entanto uma se destacou consideravelmente durante o período de acompanhamento.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1228
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

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