Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1230
Title: Gestão de conflitos: um estudo de caso em uma rede de franquias de pizzas
Authors: Scherer, Juliete Gabriela
Keywords: Franquia ou franchising;Conflitos franqueador e franqueado;Rede de pizzarias
Date of Defense: 28-Jun-2016
Issue Date: Jan-2017
Citation: SCHERER, Juliete Gabriela. Gestão de conflitos: um estudo de caso em uma rede de franquias de pizzas. 2016. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1230.
Abstract: A franquia é uma atividade procurada por empreendedores em virtude de oferecer suporte empresarial, com ferramentas de gestão consolidadas, porém as diferentes expectativas e visões entre franqueadores e franqueados podem vir a ser desgastantes e ter consequências negativas sobre o desempenho da rede. Esta monografia tem o objetivo de identificar os principais conflitos na relação entre franqueador e franqueados de uma rede de pizzarias e como são gerenciadas. O presente estudo é classificado como uma pesquisa exploratória qualitativa. A técnica utilizada foi a de entrevista de profundidade, na qual foram entrevistados os dois sócios franqueadores e seis franqueados através de um questionário com roteiro semiestruturado. Em relação às expectativas, o estudo mostra que tanto franqueador quanto franqueados têm o sentimento de que os aprendizados para desenvolvimento, aprimoramento e crescimento da marca são realizados em grupo. Também se pode perceber através do estudo que a geração de recursos econômicos tem sido satisfatória para as partes. O processo de comunicação é realizado via e-mail, telefone, visitas mensais pessoais e visita técnica do consultor de campo. A comunicação ocorre sempre que alguma das partes acha necessário. Há um bom relacionamento entre franqueador e franqueados, possibilitando que os conflitos sejam amenizados e resolvidos com uma maior facilidade. Os principais conflitos ocorrem devido à padronização do produto, havendo opiniões divergentes referentes a sabores, tamanhos e forma de comercialização das pizzas, porém a premissa de uma franquia é a de que se deve seguir um padrão do produto. Estes conflitos são gerenciados em reuniões.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1230
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

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