Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorScherer, Juliete Gabriela-
dc.date.accessioned2017-02-01T17:31:09Z-
dc.date.available2017-02-01T17:31:09Z-
dc.date.issued2017-01-
dc.date.submitted2016-06-28-
dc.identifier.citationSCHERER, Juliete Gabriela. Gestão de conflitos: um estudo de caso em uma rede de franquias de pizzas. 2016. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1230. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/1230-
dc.description.abstractA franquia é uma atividade procurada por empreendedores em virtude de oferecer suporte empresarial, com ferramentas de gestão consolidadas, porém as diferentes expectativas e visões entre franqueadores e franqueados podem vir a ser desgastantes e ter consequências negativas sobre o desempenho da rede. Esta monografia tem o objetivo de identificar os principais conflitos na relação entre franqueador e franqueados de uma rede de pizzarias e como são gerenciadas. O presente estudo é classificado como uma pesquisa exploratória qualitativa. A técnica utilizada foi a de entrevista de profundidade, na qual foram entrevistados os dois sócios franqueadores e seis franqueados através de um questionário com roteiro semiestruturado. Em relação às expectativas, o estudo mostra que tanto franqueador quanto franqueados têm o sentimento de que os aprendizados para desenvolvimento, aprimoramento e crescimento da marca são realizados em grupo. Também se pode perceber através do estudo que a geração de recursos econômicos tem sido satisfatória para as partes. O processo de comunicação é realizado via e-mail, telefone, visitas mensais pessoais e visita técnica do consultor de campo. A comunicação ocorre sempre que alguma das partes acha necessário. Há um bom relacionamento entre franqueador e franqueados, possibilitando que os conflitos sejam amenizados e resolvidos com uma maior facilidade. Os principais conflitos ocorrem devido à padronização do produto, havendo opiniões divergentes referentes a sabores, tamanhos e forma de comercialização das pizzas, porém a premissa de uma franquia é a de que se deve seguir um padrão do produto. Estes conflitos são gerenciados em reuniões.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFranquia ou franchisingpt_BR
dc.subjectConflitos franqueador e franqueadopt_BR
dc.subjectRede de pizzariaspt_BR
dc.titleGestão de conflitos: um estudo de caso em uma rede de franquias de pizzaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari UNIVATESpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9753567494903449pt_BR
mtd2-br.advisor.nameMarmitt, Cristina-
bdu.cnpq.areaCSApt_BR
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016JulieteGabrielaScherer.PDF402,46 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons