“O relacionamento entre nós é muito amigável”: ambiente laboral bancário livre de assédio moral

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Data
2017-01
Orientador
Diehl, Liciane
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Resumo
O assédio moral é uma forma de violência ocorrida no ambiente laboral que expõe o trabalhador a situações humilhantes de forma constante e repetitiva, causando efeitos nocivos a sua saúde. Este estudo tem como objetivo principal investigar possíveis indícios de assédio moral no ambiente corporativo bancário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e o tratamento dos dados deu-se pela análise do conteúdo, o qual resultou em quatro categorias: aspectos da cultura e clima organizacional, relações socioprofissionais, fatores de risco à saúde e bem-estar e medidas de estímulo à saúde e bem-estar. Os resultados apontaram que as instituições bancárias mantêm boas práticas de gestão, porém, ainda é notado, no ambiente laboral, a existência de pressões “mascaradas” pelo reconhecimento e valorização ao funcionário. Além disso, identifica-se que o trabalho excessivo e as metas inatingíveis são sinais de alerta e risco à saúde, visto as instituições apresentarem nulas ou ineficazes as medidas que promovam o bem-estar e a qualidade de vida de seus trabalhadores. Desse modo, não foi possível identificar indícios significativos de assédio moral no ambiente laboral dessas organizações.

Mobbing is a way of violence occurred at environmental working which exposes the worker to humiliating situations steadily and repeatedly, causing adverse effects to his/her health. The present work aims to investigate possible clues of mobbing at banking corporate environment. The data were collected by means of semi-structured interviews and the data treatment was given by the content analysis, which one resulted in four categories: culture aspects and organizational climate, socio-professional relations, risk factors for the health and well-being and input measures to the health and well-being. The results pointed that the banking institutions keep good management practices, though it´s also noted at environment working, the existence of masquerades pressure by recognition and appreciation for the employee. Besides, we can identify that the overpressure and the unachievable goals are warning and risk signs for the heath, even the institutions present null and ineffective measures which promote well-being and the quality of life of their workers. Thus, it was not possible identify significant evidences of mobbing at environment working of these organizations.
Descrição
Palavras-chave
Assédio moral; Instituições bancárias; Saúde e bem-estar no trabalho
Citação
CHIESA, Kelly. “O relacionamento entre nós é muito amigável”: ambiente laboral bancário livre de assédio moral. 2016. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1231.