Da Retrospecção à Prospecção: uma proposição do uso de ferramentas do contexto da Inteligência Competitiva e da Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva como estímulo ao comportamento antecipativo em uma microempresa do Vale do Taquari

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Data
2017-01
Orientador
Camara, Bruno Walter Carneiro
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Resumo
A despeito da diversidade industrial e produtiva do Brasil, um fator é indiscutivelmente preponderante: a presença e a força das pequenas empresas. Não obstante a essa importância, as oscilações políticas e econômicas que acometem o país, aliadas aos crescentes níveis de competição, esses decorrentes da globalização e dos avanços tecnológicos, têm representado um forte desafio às habilidades e conhecimento daqueles responsáveis em projetar e concretizar o crescimento desses pequenos negócios. Além disso, a visão estreita do mercado, geralmente não indo além do concorrente mais imediato, somada a uma costumeira postura passiva em relação à demanda, tem se configurado no comportamento mais comum entre as MPE’s, o que as torna “mais vulneráveis às variações do ambiente competitivo” (PEREIRA; PEREZ, 2015, p. 2). Entende-se que a mudança dessa postura perpassa pela sistematização do processo de análise e averiguação do ambiente onde a empresa desenvolve seu negócio, descobrindo oportunidades, reduzindo riscos, diagnosticando o seu ambiente interno e externo, visando e estabelecendo estratégias de ação para curto, médio e longo prazo. Diante disso, o presente estudo de caráter exploratório e qualitativo, se desenvolveu tendo como ponto de partida uma microempresa do Vale do Taquari, situada em Lajeado/RS, atuante no ramo de locação de equipamentos, que dadas suas restrições, enquanto microempresa, sugere-se que operacionalize a prospecção e monitoramento informacional do seu ambiente de negócios, elementos da Inteligência Competitiva, através dos métodos L.E.SCAnning® e Puzzle, ferramentas oriundas da Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva.

About the Brazilian industrial and productive diversity, one factor is undeniably preponderant: the presence and strength of small business. Despite this importance, the political and economic fluctuation that affect the country, combined with the increasing levels of competition, those resulting from globalization and technological advances, has represented a strong challenge to the skills and knowledge of those responsible for designing and realizing the growth of these small businesses. Moreover, the narrow view of the market, generally not going beyond the most immediate competitor, in addition to a customary passive posture in relation to demand, has set the most common behavior among MSEs, which makes them “more vulnerable to variations competitive environment” (PEREIRA; PEREZ, 2015, p. 2). It is understood that the change of this attitude permeates the systematization of the analysis and ascertainment of the environment in which the company develops its business, discovering opportunities, reducing risks, diagnosing its internal and external environment, seeking and establishing action strategies for short, medium and long term. Therefore, this study of exploratory and qualitative, was developed taking as a starting point a micro company from Vale do Taquari, located in Lajeado/RS, active in the equipment leasing industry, which given their restrictions, while micro company, suggests that operationalize the prospecting and informational monitoring of its business environment, elements of Competitive Intelligence, through LESCAnning® and Puzzle methods, derived tools of Anticipative and Collective Strategic Intelligence.
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Palavras-chave
Micro e Pequenas Empresas; Inteligência Competitiva; Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva
Citação
KUNRATH, Rafael. Da Retrospecção à Prospecção: uma proposição do uso de ferramentas do contexto da Inteligência Competitiva e da Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva como estímulo ao comportamento antecipativo em uma microempresa do Vale do Taquari. 2016. Artigo (Graduação) – Curso de Administração - LFE Administração de Empresas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1236.