Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1255
Title: Análise e formulação dos gastos para fabricação de um veículo Baja no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES
Authors: Castro, Augusto César
Keywords: Mapeamento de custos de fabricação;Baja;Análise custo-volume-lucro
Date of Defense: 30-Jun-2016
Issue Date: Jan-2017
Citation: CASTRO, Augusto César. Análise e formulação dos gastos para fabricação de um veículo Baja no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1255.
Abstract: Estimar os custos de fabricação de produtos e serviços é uma importante e indispensável atividade que deve ser realizada por toda organização. Além de estruturar os custos, é igualmente importante se conhecer o ponto de equilíbrio de comercialização dos itens vendidos para poder orientar os esforços de venda e garantir que as empresas trabalhem de maneira economicamente saudável. Com base nesse contexto, a presente monografia tem como objetivo mapear os custos de fabricação do veículo Baja desenvolvido no Universidade do Vale do Taquari UNIVATES, analisando-se posteriormente a relação custo-volume-lucro (CVL) da produção e comercialização desse produto em série. A metodologia de estudo utilizada para este trabalho tem caráter quantitativo quanto à abordagem; aplicado, em relação à natureza; exploratório e aplicado, quanto ao objetivo geral, sendo um estudo de caso aliado a uma pesquisa bibliográfica, quanto aos procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas informais com o grupo do projeto Baja e através da observação dos elementos que formam o custo do produto. O resultado do estudo demonstra que o custo unitário de fabricação do veículo Baja é de R$ 29.479,81, seu preço de venda estimado é de R$ 42.817,45 e seu ponto de equilíbrio contábil é de 188 unidades, sendo esse o número mínimo de unidades que devem ser vendidas para cobrir os custos e despesas da empresa hipotética que foi apresentada.
Estimate the production costs of goods and services is an important and indispensable activity that must be done by each organization. In addition to structuring costs, it is equally important to know the marketing balance of items sold in order to guide the sales efforts and ensure that companies work in an economically healthy way. Based in this context, this present monograph aims to map the manufacturing costs of the Baja vehicle developed in the university center UNIVATES, analyzing later the cost-volume-profit (CVP) relation of production and marketing of this product in series. The study methodology used for this work has quantitative purposes as for the approach; applied in relation to the nature; exploratory and applied as for the main goal; and bibliographical and field as for the technical procedures. The data collection was conducted from informal interviews with the group of Baja project and through the observation of the elements that form the product cost. The result of the study shows that the unit cost of production of Baja vehicle is R$ 29.479,81, its selling price is R$ 42.817,45 and its accounting balance point is 188 units, which is the minimum number of units to be sold to cover the costs and expenses of the hypothetical company that was presented.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1255
Appears in Collections:Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016AugustoCesarCastro.pdf1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons