Estudo de viabilidade técnica do uso do rejeito de britagem de riodacito na produção de concreto convencional de cimento Portland

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Buscando-se o aproveitamento do rejeito de britagem (RB), gerado na produção de pedra britada na região de Vespasiano Corrêa/RS, elaborou-se um estudo de caracterização do material com a finalidade de testar concretos produzidos com o uso fracionado ou integral do produto. Após intensa pesquisa bibliográfica, fez-se a caracterização e classificação dos agregados. Na sequência, foram elaborados traços com frações de 25, 50, 75 e 100% de RB, associados à areia natural. Constatou-se que à medida que a proporção de mistura de rejeito aumentou, houve uma demanda maior de água para manter o mesmo abatimento. Esse efeito foi motivado pela forma e textura do RB, que acabam gerando um maior travamento das partículas constituintes da mistura de concreto. O aumento da relação água/cimento (a/c) afetou negativamente a resistência mecânica e a compressão do concreto. Desta forma, concluiu-se que, embora seja possível elaborar concretos constituídos de rejeito de britagem, a elevada perda de resistência gerada pelo aumento da relação a/c acaba por inviabilizar financeiramente seu uso.
Descrição
Palavras-chave
Rejeito de britagem; Areia artificial; Pó de brita; Concreto; Dosagem de concreto
Citação
FACHINETTO, Leonardo. Estudo de viabilidade técnica do uso do rejeito de britagem de riodacito na produção de concreto convencional de cimento Portland. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1280.