Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1280
Title: Estudo de viabilidade técnica do uso do rejeito de britagem de riodacito na produção de concreto convencional de cimento Portland
Authors: Fachinetto, Leonardo
Keywords: Rejeito de britagem;Areia artificial;Pó de brita;Concreto;Dosagem de concreto
Date of Defense: 29-Jun-2016
Issue Date: Jan-2017
Citation: FACHINETTO, Leonardo. Estudo de viabilidade técnica do uso do rejeito de britagem de riodacito na produção de concreto convencional de cimento Portland. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1280.
Abstract: Buscando-se o aproveitamento do rejeito de britagem (RB), gerado na produção de pedra britada na região de Vespasiano Corrêa/RS, elaborou-se um estudo de caracterização do material com a finalidade de testar concretos produzidos com o uso fracionado ou integral do produto. Após intensa pesquisa bibliográfica, fez-se a caracterização e classificação dos agregados. Na sequência, foram elaborados traços com frações de 25, 50, 75 e 100% de RB, associados à areia natural. Constatou-se que à medida que a proporção de mistura de rejeito aumentou, houve uma demanda maior de água para manter o mesmo abatimento. Esse efeito foi motivado pela forma e textura do RB, que acabam gerando um maior travamento das partículas constituintes da mistura de concreto. O aumento da relação água/cimento (a/c) afetou negativamente a resistência mecânica e a compressão do concreto. Desta forma, concluiu-se que, embora seja possível elaborar concretos constituídos de rejeito de britagem, a elevada perda de resistência gerada pelo aumento da relação a/c acaba por inviabilizar financeiramente seu uso.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1280
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016LeonardoFachinetto.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons