Correlação do método de dosagem ABCP, para concretos convencionais, com materiais encontrados na região do Vale do Taquari/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Mascolo, Rafael
Longhi, Marlon Augusto
Ferreira, Marcelo Freitas
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho apresenta uma correlação entre o método de dosagem de concreto da ABCP com os materiais encontrados na Região do Vale do Taquari, visando comparar os resultados experimentais com os esperados a partir do método. Para a obtenção dos resultados os componentes utilizados foram caracterizados por meio de ensaios realizados em laboratório com referências nas respectivas normas. Os materiais foram escolhidos com base na disponibilidade na Região do Vale do Taquari. Utilizou-se o cimento CP IV-32, britas com o diâmetro máximo característico de 12,50mm e 19,00mm e uma areia quartzosa proveniente de rio. Foram obtidos seis traços por meio da caracterização dos materiais e calculados com base no método de dosagem da ABCP. Os resultados de abatimento de tronco de cone obtidos não foram os esperados, sendo que apenas um ficou na faixa à qual o método indica, mostrando que a quantidade de água utilizada nos traços é maior que a necessária. Quanto aos resultados dos ensaios da resistência à compressão, os da brita 12,50mm ficaram próximos aos esperados, sendo que a brita 19,00mm obteve resistências menores que as indicadas pelo método. Há indicativos que o método necessita de ajustes, tanto nas características dos agregados, quanto na quantidade de água indicada pelo método.
Descrição
Palavras-chave
Método de dosagem ABCP; Materiais disponíveis; Região do Vale do Taquari
Citação
WERLE, Roger André. Correlação do método de dosagem ABCP, para concretos convencionais, com materiais encontrados na região do Vale do Taquari/RS. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1283.