Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1333
Title: Valorização do artesanato da comunidade indígena Kaingang Foxá – Lajeado/RS: um projeto construído por ações do design
Authors: Rocha, Telma de Jesus
Keywords: Design social;Kaingang;Comunidade Foxá;Identidade visual
Date of Defense: 23-Jun-2016
Issue Date: Jan-2017
Citation: ROCHA, Telma de Jesus. Valorização do artesanato da comunidade indígena Kaingang Foxá – Lajeado/RS: um projeto construído por ações do design. 2016. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1333.
Abstract: A comunidade indígena Kaingang Foxá, situada no bairro Jardim do Cedro, próximo à ERS-130 km 67,5, no município de Lajeado/RS, mantém a cultura indígena na atualidade apesar das dificuldades e transformações sofridas ao longo do tempo. Este trabalho pretende, por meio de ações do design, promover a inclusão e valorização do artesanato Foxá no território local, na cidade de Lajeado. A metodologia de pesquisa foi fundamentada no estudo de caso e complementada por diretrizes do projeto social apontadas por Pazmino (2007). Já no que se refere à criação de identidade visual para o artesanato Kaingang Foxá, utilizou-se as metodologias projetuais de Bruno Munari (2006), de Elizabeth Regina Platcheck (2012) e as ações de Krucken (2009) para valorização de identidade e produtos locais.
The indigenous community Kaingang Foxá, located in the neighborhood of Jardim do Cedro, close of ERS-130 km 67, 5, in the city of Lajeado/RS, maintains the indigenous culture in the present time despite of the difficulties and transformations suffered along the time. This work aims to use social design to promote the inclusion and appreciation of Foxá crafts in the local territory, in the city of Lajeado. The research methodology was based on the case study and supplemented by guidelines of the social project mentioned by Pazmino (2007). In what regards the creation of visual identity for the Kaingang Foxá crafts, we used the projectual methodologies from of Bruno Munari (2006), Elizabeth Regina Platcheck (2012) and the actions of Krucken (2009) for the valorization of the identity and local products.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1333
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