Tráfico de drogas e a violência: um estudo de caso sobre as repercussões do tema em relação aos crimes de homicídio ocorridos em Lajeado, RS, no ano de 2014

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Schauren Jr, Helio Miguel
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A presente monografia tem por objetivo analisar se há relação entre a violência e o tráfico de drogas em Lajeado/RS, especificamente no ano de 2014, quando o índice de homicídios foi 290% maior do que no ano anterior. A pesquisa é apresentada de forma quali-quantitativa, fazendo-se uma análise interpretativa do conteúdo bibliográfico e dos dados colhidos no estudo de caso, junto à Secretária de Segurança Pública, além das entrevistas realizadas com agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar. Aprofunda-se na historicidade do uso das drogas e sua origem, na gênese do tráfico de drogas e seu combate pelos Estados. Num segundo momento, mostra-se os tipos de violência e sua correlação com o tráfico de drogas, enfatizando-se no homicídio em zonas dominadas pelo tráfico de drogas. Apresenta-se, ainda, dados referentes ao tráfico no Brasil. Por fim, expõe-se o estudo de caso, apresentando os dados colhidos e correlacionando os homicídios ao tráfico de drogas.
Descrição
Palavras-chave
Tráfico de drogas; Violência; Homicídios
Citação
SILVA, Juliano Augusto Da. Tráfico de drogas e a violência: um estudo de caso sobre as repercussões do tema em relação aos crimes de homicídio ocorridos em Lajeado, RS, no ano de 2014. 2016. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1352.
Coleções