A (in)efetividade das ações afirmativas de gênero no âmbito da política à luz das práticas do município de Travesseiro (1992 a 2012)

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Fontana, Eliane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Ao longo do desenvolvimento da sociedade, observamos que parte dela não está minimamente representada; portanto, em situação de marginalidade. Podemos destacar a discriminação de gênero, de raça/etnia e de condição física. Para minimizar os efeitos negativos da discriminação e colocar essa parcela da população em situação de equidade, o Estado vem se organizando na forma de ações afirmativas. O presente trabalho tem por objetivo, analisar a efetividade da ação afirmativa de gênero na política à luz das práticas do município de Travesseiro. A metodologia usada foi a bibliográfica, com busca em artigos publicados em periódicos e em livros e, também, na doutrina. Dessa forma, as reflexões começam por um resgate de noções básicas, conceituação e história das ações afirmativas, bem como, sua legalidade e exemplos no Brasil. Em seguida, faz-se um estudo sobre a desigualdade de gênero. Trata-se brevemente da história da mulher em busca de sua cidadania e das ações afirmativas de gênero na política brasileira. Finalmente, no último capítulo da monografia, examina-se a efetividade das ações afirmativas na política no município de Travesseiro. Nesse sentido, conclui-se que as ações afirmativas de gênero na política não estão sendo efetivas, pois é tímido o número de mulheres eleitas, mesmo após a adoção do sistema de cotas.
Descrição
Palavras-chave
Ações afirmativas; Mulheres na política; (In)efetividade das cotas
Citação
ROCKENBACH, Ramon Matheus. A (in)efetividade das ações afirmativas de gênero no âmbito da política à luz das práticas do município de Travesseiro (1992 a 2012). 2016. Monografia (Graduação em Direito) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 27 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1360.
Coleções