Tecendo aproximações sobre as práticas pedagógicas de alfabetização e de letramento na Educação Infantil

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Data
2017-01
Orientador
Vivian, Danise
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender como os processos de alfabetização e de letramento são trabalhados no último ano da Educação Infantil. Para o desenvolvimento desta pesquisa, aprofundaram-se os conceitos de alfabetização baseados principalmente em Soares (2003, 2012, 2014), de letramento, a partir da perspectiva de Kleiman (1995, 2005) e de Educação Infantil nos seus aspectos legais e teóricos (KAERCHER, 2001; ANTUNES, 2012; HORN, 2004). A metodologia desta pesquisa é qualitativa e, como processo de geração de dados, utilizou-se um questionário com todas as professoras do último ano da Educação Infantil de um município do Vale do Taquari/RS. O município estudado tem 14 escolas com a etapa da Educação Infantil. Todos os professores do último ano da Educação Infantil foram convidados a participar dessa pesquisa. Dos 21 questionários entregues, houve um retorno de 20 e é sobre estes questionários que as análises deste estudo se desenvolveram. É importante ressaltar que o principal objetivo da pesquisa não foi identificar se as crianças finalizavam a Educação Infantil alfabetizadas, e sim, se eram oportunizadas práticas sociais interligadas aos processos de alfabetização e de letramento. Como resultados desta pesquisa, pode-se perceber o quanto os processos de alfabetização e de letramento se faziam presentes no espaço da Educação Infantil, mesmo sem os professores considerarem que estavam trabalhando com eles. Além disso, observou-se que os professores que trabalham com o último ano da Educação Infantil em escolas de Ensino Fundamental desenvolvem intencionalmente práticas relativas aos conceitos de alfabetização e de letramento, diferentemente da realidade apresentada nas escolas de Educação Infantil nas quais o brincar ganhava destaque nas práticas pedagógicas. E, por fim, a pesquisa revelou a ludicidade como elo unificador das práticas relativas à alfabetização e ao letramento nas dinâmicas promovidas no último ano da Educação Infantil. Foi possível perceber que há uma preocupação com o brincar nessa primeira etapa da Educação Básica e que muitas professoras conseguem unir o brincar com a alfabetização e o letramento na Educação Infantil.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização; Letramento; Educação Infantil; Ludicidade
Citação
ZENI, Angélica. Tecendo aproximações sobre as práticas pedagógicas de alfabetização e de letramento na Educação Infantil. 2016. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1372.
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