A Alfabetização Científica no 1º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso na Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental de Ilópolis/RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Silva, Jacqueline Silva Da
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Na contemporaneidade, documentos de organismos internacionais, salientam a necessidade do desenvolvimento de uma Educação Científica como condição essencial para o crescimento econômico das nações. Entretanto, muitas vezes, o resultado dessas orientações, são currículos organizados em torno de princípios tecnocráticos e na supervalorização da eficiência e da racionalidade. O Ensino de Ciências organizado em torno desse paradigma conduz a desumanização do sujeito, o levando a adotar uma postura celebratória frente aos acontecimentos cotidianos. Nessa perspectiva, nesse estudo de caráter qualitativo, investiguei de que modo as estratégias de ensino empregadas por uma professora do 1º Ano do Ensino Fundamental contribuem para favorecer uma Alfabetização Científica que permita aos sujeitos uma compreensão crítica dos fenômenos naturais e sociais. O estudo foi desenvolvido junto a Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental de Ilópolis/RS. O corpus da pesquisa foi produzido por meio de entrevistas com profissionais que atuam na gestão da escola (Diretor, Coordenadora Pedagógica, Coordenador da Área Técnica), entrevista com uma professora do 1º Ano do Ensino Fundamental, observações às práticas pedagógicas, registros fotográficos, filmagens e gravações de áudio esporádicas, sendo que os dados produzidos foram analisados por meio da técnica de Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011) e dispostos em categorias, dentre as quais destaco o uso de de temas geradores como método de organização do planejamento, a realização de projetos de investigação, o uso de diferente espaços com finalidades pedagógicas e a concepção do trabalho como princípio educativo. Essas estratégias pressupõem que os estudantes detêm uma determinada leitura de mundo que precisa ser evidenciada, discutida e superada. Essas estratégias de ensino possibilitam as crianças o desenvolvimento de um exercício de superação do próprio pensamento, e sobretudo as levam a uma compreensão crítica da realidade na qual estão inseridas.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização Científica; 1º Ano do Ensino Fundamental; Estratégias de ensino
Citação
LORENZON, Mateus. A Alfabetização Científica no 1º ano do Ensino Fundamental: um estudo de caso na Escola Municipal Agrícola, Florestal e Ambiental de Ilópolis/RS. 2016. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 jun. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1380.
Coleções