Estendendo os recursos do gerador automático de exercícios para a aprendizagem dos conceitos básicos de algoritmos e programação

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Dertzbacher, Juliano
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Um dos maiores desafios dos professores das disciplinas de Algoritmos e Programação é fazer com que o conteúdo da disciplina seja assimilado de forma mais eficiente. Várias ferramentas foram desenvolvidas para auxiliar os professores e alunos no processo de aprendizado. Contudo, estas disponibilizam somente listas estáticas de exercícios. Ciente desta limitação, foi desenvolvido um gerador automático de exercícios, que permite ao aluno ou professor elaborar exercícios em uma linguagem, baseada em pseudocódigo e executar o sistema gerador para criar o exercício com a solução em Java, C, C++ e Python. Este trabalho tem como objetivo estender os recursos básicos do sistema gerador original, utilizando variáveis estruturadas, como vetores e matrizes, funções e procedimentos. Para que este objetivo seja atingido, serão feitas alterações pontuais no sistema gerador, de modo que contemple todos os conteúdos estudados na disciplina de Algoritmos e Programação. O sistema gerador tem a premissa de auxiliar os professores na aplicação de exercícios aos alunos e servir de estudo extraclasse para os alunos, para que eles tenham uma melhor concepção do conteúdo. A coleta e análise dos resultados foram realizadas a partir de uma pesquisa quantitativa aplicada aos professores. Eles tiveram a oportunidade de realizarem testes em um protótipo da ferramenta e tiveram a oportunidade de elaborar os templates e gerar exercícios. Com o desenvolvimento do sistema, pretende-se oferecer uma experiência ampliada, qualificando a aprendizagem da disciplina de Algoritmos e Programação, e também melhorar o aproveitamento dos alunos nas disciplinas que a sucedem e utilizam os fundamentos desta como a base.

One of the greatest challenges for the teachers in the Algorithms and Programming disciplines is to make the content of the course be assimilated more efficiently. Several tools have been developed to assist teachers and students in the learning process, however, they only provide static exercise lists. Aware of this limitation, an automatic exercise generator was developed that allows the student or teacher to elaborate exercises in a pseudocode-based language and execute the generator system to create the exercise with the solution in Java, C, C++ and Python. This work aims to extend the basic features of the original generator system using structured variables such as arrays and matrices, functions and procedures. In order for this objective to be achieved, specific changes will be made to the generating system, so that it will contemplate all the contents studied in the Algorithms and Programming discipline. The generator system has the premise of assisting teachers in the application of exercises to students and serve as an extraclass study for students, so that they have a better conception of the content. The results were collected and analyzed based on a quantitative research applied to teachers. They had the opportunity to test a prototype of the tool and had the opportunity to elaborate the templates and generate exercises. With the development of the system, it is intended to offer an extended experience, qualifying the learning of the Algorithms and Programming discipline, and also to improve the students' achievement in the disciplines that succeed and use the fundamentals of this as the basis.
Descrição
Palavras-chave
Algoritmos e programação; Perador de exercícios; Ensino de programação; Pseudocódigo
Citação
PIUCO, Tailor. Estendendo os recursos do gerador automático de exercícios para a aprendizagem dos conceitos básicos de algoritmos e programação. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia da Computação) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 07 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1385.