Seleção de área e dimensionamento de aterro sanitário para o consórcio público intermunicipal para assuntos estratégicos do G8 – CIPAE G8

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-01
Orientador
Oliveira, Guilherme Garcia De
Banca
Oliveira, Guilherme Garcia De
Eckhardt, Rafael Rodrigo
Kronbauer, Marcelo Luís
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A gestão dos resíduos sólidos urbanos apresenta-se como um dos desafios a serem enfrentados pelas administrações municipais. Dessa forma, este estudo tem como objetivo realizar a seleção de áreas aptas para o dimensionamento e a implantação de aterro sanitário consorciado na área territorial do CIPAE G8. A determinação das áreas aptas à implantação do aterro sanitário implica-se numa decisão baseada em critérios de restrição e aptidão. Para a realização do trabalho foram utilizadas geotecnologias, aplicando-se a ferramenta da lógica fuzzy e análise multicritério, com a utilização do método AHP (Analytic Hierarchy Process). Foram organizadas nove bases georreferenciadas das características operacionais e físicas da área de estudo, sendo elas, a distância mínima dos sistemas viários, dos núcleos urbanos, da central de triagem, da área central, dos recursos hídricos, bem como, declividade, geologia, solos e uso e cobertura da terra. Aplicou-se os pesos para as classes de cada uma das bases, em uma escala entre 0 e 1. Em seguida, definiu-se qual o percentual de importância das variáveis por meio do método AHP. Foi realizada a projeção populacional, considerando dados censitários, por meio da modelagem dos componentes relacionadas à dinâmica populacional e dimensionou-se o aterro sanitário com um horizonte de 20 anos. A base que apresentou maior percentual de importância para a implantação do aterro sanitário foi a de declividade (22%). Obteve-se um mapa, com 68 áreas com a aptidão superior a 0,80 e área maior que 1 hectare. Foram visitadas duas áreas (em Boqueirão do Leão e Progresso) para verificação in loco, e ambas demonstraram-se em conformidade com os critérios estabelecidos. Estima-se que em 20 anos o CIPAE G8 contará com uma população de 42.333 habitantes, gerando um volume total de 87.284,58 m³ de rejeito para disposição final, necessitando de uma célula com dimensões totais de 145 metros de comprimento, por 60 metros de largura. Para implantar e operar o aterro sanitário consorciado ao longo dos 20 anos, os custos são de aproximadamente R$ 8.422.532,00. A metodologia adotada se mostrou eficiente, apresentando resultados consistentes e coerentes com os objetivos propostos no trabalho. Espera-se que com a elaboração desse estudo o consórcio utilize-o como base para um futuro projeto de implantação de aterro sanitário consorciado.
Descrição
Palavras-chave
Resíduos sólidos urbanos; Geotecnologias; Aptidão de áreas; Análise multicritério; Aterro sanitário consorciado
Citação
SCHMIDT, Tanara. Seleção de área e dimensionamento de aterro sanitário para o consórcio público intermunicipal para assuntos estratégicos do G8 – CIPAE G8. 2016. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 15 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1405.