A influência da contagem de células somáticas do leite cru no rendimento da produção de queijo prato (lanche), junto ao Laticínio Sgorla situado na região do Vale do Taquari - RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-02
Orientador
Becchi, Cleusa Scapini
Banca
Becchi, Cleusa Scapini
Herber, Jane
Spellmeier, Julia
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O Leite produzido no Brasil, de forma geral, apresenta-se com baixa qualidade, devido à estrutura de produção, oriunda de propriedades que não utilizam recursos tecnológicos mínimos que garantam um bom padrão para a matéria-prima, tais como ordenha mecânica, resfriamento do leite, ou estábulo com calçamento e água corrente potável. Isso implica nos principais parâmetros higiênico-sanitário, como padrão microbiológico de contagem de células somáticas (CCS) e contagem de bactérias totais (CBT), sendo que a contaminação elevada das bactérias pode acarretar perdas das proteínas do leite e consequentemente menor rendimento da produção de queijo e perdas econômica para a empresa beneficiadora. A qualificação da matéria prima leite cru está diretamente ligada a implementação da instrução normativa 62, de 29 de Dezembro de 2011 do MAPA, que tem como objetivo fixar os requisitos mínimos que devem ser empregados para a produção, a identidade e a qualidade do referido leite. Por fim, baseado nesses fatos, com intuito de sensibilizar o produtor rural vinculado ao laticínio a cumprir com a IN-62, analisou-se os índices de contagem de células somáticas e contagem de bactérias totais do leite cru e correlacionou-se com rendimento da produção de queijo, mediante coletas, produções e análises que ocorreram durante os meses de Abril a Setembro do ano de 2016. A partir dos resultados obtidos, constatou-se que a matéria-prima com alta contagem de células somáticas, reduz o rendimento na produção de queijos com perdas de até 19,35%.
Descrição
Palavras-chave
Leite cru; Queijo; Contagem células somáticas e contagem bactérias totais; Rendimento
Citação
CONTI, Rafael Magri. A influência da contagem de células somáticas do leite cru no rendimento da produção de queijo prato (lanche), junto ao Laticínio Sgorla situado na região do Vale do Taquari - RS. 2016. Monografia (Graduação em Química Industrial) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 30 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1425.