Melhoria da gestão de estoques: estudo de caso em uma indústria gráfica

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-02
Orientador
Costa, Manfred
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem como objetivo a implantação de um sistema de gerenciamento de estoques por ponto de reposição com lote econômico de compra em uma empresa do ramo gráfico. O método utilizado é a pesquisa quantitativa e a revisão bibliográfica, na forma de um estudo de caso. Para tanto, são coletados dados referentes a estoques, compras e consumo da empresa no período de um ano, permitindo cálculos de média de consumo diário de materiais e lead times de entrega, necessários para a implantação do sistema. Os itens de estoque são ordenados por meio da Classificação ABC, sendo o sistema de gerenciamento implantado para os itens de maior relevância. Durante a implantação do sistema calcula-se lote econômico de compra, ponto de reposição e estoque de segurança, obtendo-se como resultado a simplificação do processo e a otimização dos custos de ressuprimento da empresa. São sugeridos ainda indicadores de desempenho para monitorar a eficiência do sistema proposto.

This paper aims to implement an inventory management system with reorder level and reorder quantity in a graphic arts company. The method used is quantitative research and literature review, in a case study. Therefore, data is collected regarding stocks, purchases and consumption of the company within one year, allowing calculations of daily consumption of materials and delivery lead times, needed for system implementation. The inventory items are ordered by ABC classification, and management system implemented for the most relevant items. During deployment of the system, calculates economic lot of buying, reorder point and safety stock, obtaining as a result a simplified process and optimizated replenishment costs for the company. Performance indicators are also suggested to monitor the efficiency of the proposed system.
Descrição
Palavras-chave
Gerenciamento de estoques; Ponto de reposição; Lote econômico de compra; Estoque de segurança
Citação
GLUFKE, Luís Felipe. Melhoria da gestão de estoques: estudo de caso em uma indústria gráfica. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Engenharia de Produção, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jul. 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1450.