Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1455
Title: Educação inclusiva em ciências exatas: práticas e desafios percebidos por docentes de Cabixi-RO
Authors: Oliveira, Erli Alves de  Lattes
Keywords: Educação inclusiva;Obstáculos;Formação de professores;Qualidade da educação
Date of Defense: Feb-2014
Citation: OLIVEIRA, Erli Alves de. "Educação inclusiva em ciências exatas: práticas e desafios percebidos por docentes de Cabixi-RO". 2014. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, fev. 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/1455>.
Abstract: O estudo teve, como finalidade, identificar práticas e desafios no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais em salas de aula regulares no ensino de Ciências Exatas em escolas públicas da cidade de Cabixi-RO. Apontou desafios no sentido de verificar como acontece a inclusão de alunos e os obstáculos que interferem no avanço das ações desenvolvidas por docentes junto a alunos com necessidades especiais. Busca também compreender o processo de inclusão proposto pelo MEC e a maneira como está sendo desenvolvido, promovendo discussões e debates em oficinas pedagógicas que venham a contribuir para a melhoria da prática inclusiva no ensino de Ciências Exatas. Para tanto, apresenta o resultado de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, observações, entrevistas e questionários. Evidenciou-se que o processo de inclusão exige políticas compatíveis para sua garantia nas escolas. Percebeu-se muito interesse e comprometimento dos envolvidos em participar das atividades propostas e ajudar no seu desenvolvimento. Espera-se, com estes resultados, contribuir para que os alunos com necessidades especiais possam ter um melhor aproveitamento na escola e na sua vida social.
The study, intended to identify practices and challenges in the process of inclusion of pupils with special needs in regular classrooms in teaching Physical Sciences in public schools in Cabixi-RO. Pointed out challenges in order to verify how the inclusion of students and the obstacles that interfere with the progress of actions taken by teachers with students with special needs. It also seeks to understand the process of inclusion proposed by the MEC and the way this is being developed, promoting discussion and debate on educational workshops that will contribute to the improvement of inclusive practice in teaching Physical Sciences. It presents the results of a field survey with a qualitative approach, through literature, observations, interviews and questionnaires. It was evident that the inclusion process requires compatible policies for their security in schools. It was noticed much interest and commitment of those involved to participate and help in the proposed activities. It is hoped that these results contribute to students with special needs to have a better use in school and in their social life.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1455
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