Análise da viabilidade econômico-financeira, da ampliação da produção de rapaduras na Agroindústria Mattei, considerando o risco associado ao retorno esperado

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-02
Orientador
Führ, Ilocir José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho teve por objetivo, analisar a viabilidade econômico-financeira, da ampliação da produção de rapaduras na Agroindústria Mattei, localizada no município de Sério/RS, considerando o risco associado ao retorno esperado. Para o desenvolvimento teórico foram abordados aspectos referentes a plano e recursos financeiros, sobre ferramentas de análise de viabilidade de investimentos, de análise da situação da empresa e análises estatísticas de risco retorno. O método utilizado foi o exploratório e a análise dos dados qualitativa. A fim de atingir o objetivo geral e os objetivos específicos do estudo, foram levantadas informações quanto ao investimento necessário, quanto a atual situação da empresa. Fontes dos recursos financeiros, valores, taxas e prazos. Projetou-se o fluxo de caixa realista para os primeiros cinco anos da empresa, fluxos de caixas em cenário muito otimista, otimista, pessimistas e muito pessimista com variação nas receitas, custos fixos e despesas administrativas. Calculou-se a viabilidade do investimento através dos indicadores financeiros como VPL, payback, payback descontado TIR, TMA, IL. Analisou-se o risco retorno associado ao investimento a partir dos cálculos estatísticos. Efetuou-se análise de sensibilidade e análise de cenários. Diante dos resultados obtidos verificou-se que os objetivos foram atingidos. Os fluxos de caixas (dos 5 anos) apresentarão resultados positivos durante o período, a rentabilidade obtida será maior que a desejada, o investimento será recuperado durante o projeto. Na análise de sensibilidade verificou-se que a variável receita é a mais sensível do projeto. O risco presente na operação é plenamente aceitável, sendo que estará mais presente na variação das receitas.
Descrição
Palavras-chave
Investimento; Análise financeira; Viabilidade; Indicadores financeiros
Citação
MATTEI, Jefferson. Análise da viabilidade econômico-financeira, da ampliação da produção de rapaduras na Agroindústria Mattei, considerando o risco associado ao retorno esperado. 2016. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 11 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1467.