Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1474
Title: Fatores influenciadores e o mercado de pneus Truck no Rio Grande do Sul
Authors: Lovato, Marcelo Martins
Keywords: Pneus Truck;Decisão de compra;Mercado;Rio Grande do Sul
Date of Defense: 14-Nov-2016
Issue Date: Feb-2017
Citation: LOVATO, Marcelo Martins. Fatores influenciadores e o mercado de pneus Truck no Rio Grande do Sul. 2016. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 14 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1474.
Abstract: Diante das contínuas e cada vez mais ávidas mudanças de mercado, há uma grande necessidade de que os gestores conheçam as ameaças e oportunidades existentes no mercado como um todo para poder identificar seus pontos de melhorias e suas qualidades, buscando se adaptar a este ambiente competitivo. Conhecer seus clientes, sua região de atuação, seus concorrentes e todos os fatores influenciadores de seu mercado já não bastam. Portanto o presente estudo teve como objetivo identificar os principais fatores que podem influenciar na decisão de compra dos clientes de pneus Truck no Estado do Rio Grande do Sul. Neste estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo foram pesquisados 90 clientes de parte da carteira da empresa Comercial e Importadora de Pneus Ltda. Pode ser identificado que dentre as necessidades consideradas mais importantes por esse público consumidor, o serviço de suporte técnico é uma carência da maioria deles. Outras necessidades também consideradas importantes pelos respondentes foram o serviço de montagem de pneus e o veículo de assistência a frota, onde ambos deveriam ser fornecidos pelo revendedor. O serviço de recapagem também foi mencionado com menor expressividade. Outro influenciador identificado foi a importância do fator humano, onde os respondentes identificaram como principal característica do vendedor ideal o conhecimento técnico do produto, seguido pelo pós venda. Isso torna evidente que dentre as necessidades do consumidor atual, o conhecimento é o maior deles, pois buscam além do produto e serviço, o maior número de informações possíveis que possam vir a contribuir no desenvolver de seu trabalho. Contemplando o restante das informações, foram identificadas um total de seis marcas diferentes, atuantes no mercado estadual: Pirelli, Goodyear, Continental, Michelin, Bridgestone e Firestone.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1474
Appears in Collections:Administração - LFE Administração de Empresas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016MarceloMartinsLovato.pdf528,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons