A relação entre hipertexto e interatividade no jornalismo: a redoma midiática de Zero Hora na cobertura das Olimpíadas rio 2016

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-04
Orientador
Behs, Micael Vier
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Com o advento da tecnologia novas práticas de comunicação surgiram, influenciando o modo como as pessoas interagem entre si e recebem as mensagens. Na era digital, hipertextualidade e interatividade passaram a fazer parte do cotidiano dos leitores, tornando-os muito mais do que simples receptores da informação. Assim, esta monografia busca o entendimento desta nova forma de diálogo, através das plataformas impressa e digital do jornal Zero Hora (ZH). O objetivo é analisar de que modo ZH adapta sua função jornalística através da estrutura discursiva e como os conteúdos são ressignificados pelos leitores. A metodologia de cunho qualitativo envolve a análise das matérias divulgadas nos encartes “ZH Olímpica” e no site http://zh.clicrbs.com.br/rs/, no período de 03 a 10 de agosto de 2016, totalizando 104 páginas impressas e 478 publicações on-line. O estudo mostra que a passagem de conteúdo do ambiente impresso para o virtual favorece a compreensão dos acontecimentos narrados, visto que a hipertextualidade é capaz de reportar as informações através de imagens, vídeos e infográficos. A potencialização da narrativa jornalística intensificou a relação com seus leitores, transformando-os em usuários ativos e não mais em simples receptores.
Descrição
Palavras-chave
Hipertexto; Interatividade; Webjornalismo; Zero Hora
Citação
MALLMANN, Jéssica Ribeiro. A relação entre hipertexto e interatividade no jornalismo: a redoma midiática de Zero Hora na cobertura das Olimpíadas rio 2016. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 09 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1506.