Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1508
Title: Crowdfunding e a vocação social do jornalismo: análise de projetos do Catarse
Authors: Alves, Bruna Lais
Keywords: Crowdfunding;Jornalismo;Catarse
Date of Defense: 2-Dec-2016
Issue Date: Apr-2017
Citation: ALVES, Bruna Lais. Crowdfunding e a vocação social do jornalismo: análise de projetos do Catarse. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 02 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1508.
Abstract: Atualmente, o jornalismo vive em um cenário cada vez mais voltado para o âmbito comercial. Dessa forma, os profissionais dessa área trabalham atrelados a constrangimentos organizacionais que os afastam de sua vocação social. A internet entra nesse cenário como uma ferramenta que possibilitou ao campo jornalístico experimentar práticas editoriais distanciadas das amarras impostas pelas empresas tradicionais de mídia. Neste estudo, apresenta-se o crowdfunding como uma alternativa para que jornalistas independentes possam financiar seu trabalho por meio desse modelo. O problema de pesquisa deste trabalho é analisar em que medida existem profissionais do âmbito jornalístico propondo pautas de relevância pública e se a adesão dos apoiadores permite que essas pautas sejam realizadas. Os objetivos específicos contemplam o mapeamento da natureza da maioria das campanhas do âmbito jornalístico lançadas no site Catarse e a investigação a respeito da motivação dos idealizadores e dos apoiadores quanto aos projetos.
Nowadays, the journalism is inserted in an outlook that is more and more oriented to the commercial field. Therefore, the professionals in this area work linked to organizational embarrassments that push them from their social mission. The Internet enters the scene as a tool, which made possible to the journalism to experience editorial practices distant from the binds imposed by the traditional media companies. In this study, we present the crowd funding as an alternative so the independent journalists could finance their work by means of this model. The research problem of this paper is to analyze the extent to which journalistic professionals are proposing guidelines of public relevance and whether adherence of the supporters allows these guidelines to be carried out. The specific objectives comprehend the mapping of the nature in the campaigns majority in the journalistic outlook, which were projected in the site Catarse and the investigation concerning the idealizer’s and supporter’s motivation in the projects.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1508
Appears in Collections:Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo

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