Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1511
Title: O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações
Authors: Garcia, Elisa Saatkamp
Keywords: Marketing Interno;Endomarketing;Público interno;Relações Públicas
Date of Defense: 5-Dec-2016
Issue Date: Apr-2017
Citation: GARCIA, Elisa Saatkamp. O Marketing Interno/Endomarketing como ferramenta nas organizações. 2016. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1511.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo verificar como e quais são as ações de Marketing Interno/Endomarketing promovidas nas organizações estudadas e quais são os setores envolvidos na gestão desta ferramenta. A intenção desta pesquisa é fazer uma observação sobre a importância do endomarketing nas organizações e verificar o quanto as mesmas sentem os impactos das ações promovidas. Para tanto, foram aplicadas entrevistas em profundidade, semiestruturadas e abertas, com gestoras de duas empresas, uma de médio e outra de grande porte. Após feita a análise, foi possível notar que as duas organizações trabalham com ações promocionais e as identificam como importantes para a integração dos colaboradores. A organização que faz pesquisa de clima sente-se mais satisfeita com os resultados das ações e percebe mais fortemente a importância delas. Também destaca-se a importância da comunicação interna nas duas empresas, e, por último, nota-se que não há nenhum profissional de Relações Públicas ligado à gestão desta área nas organizações.
The main objective of this paper is to investigate which Internal Marketing actions are promoted by the organizations researched, how they are conducted and which departments are involved in the management of this tool. This research intends to observe the significance of Internal Marketing to organizations and to assess how they perceive the impact of the promoted actions. In order to do so, open-ended semi-structured in-depth interviews were conducted with managers from a medium and a large company. After data analysis, it was possible to note that both businesses make use of promotional actions and acknowledge their importance to the promotion of integration among employees. The company that conducts organizational climate surveys is more satisfied with the actions they promote and perceives them as force to be reckoned with. Furthermore, attention is drawn to how relevant internal communication is to both businesses and, at last, the absence of a Public Relations professional connected to the management of this area.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1511
Appears in Collections:Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas

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