Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1517
Title: Design sensorial: brincando com luz
Authors: Huebner, Dieter
Keywords: Design;Design emocional;Motricidade fina;Brinquedo;Ludicidade;Luz
Date of Defense: 24-Nov-2016
Issue Date: Apr-2017
Citation: HUEBNER, Dieter. "Design sensorial: brincando com luz". 2016. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 24 nov. 2016. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/1517>.
Abstract: Este trabalho consistiu na pesquisa e elaboração de um brinquedo para auxiliar no desenvolvimento da motricidade fina de crianças, a partir de experiências sensoriais com a luz e a sombra. Para o desenvolvimento do produto, seguiu-se a metodologia de Bruno Munari (2008). O trabalho foi desenvolvido na área do design emocional (NORMAN, 2008), que se propõe a compreender como as pessoas interagem socialmente e a partir daí pensar soluções de design. Na idade das crianças que desenvolveu-se o brinquedo, as principais habilidades motoras são correr, saltar, pular, abotoar camisetas e desenhar figuras (PAPALIA, OLDS, FELDMAN, 2006). Assim, o jogo e o brincar auxiliam neste desenvolvimento e nas questões simbólicas, como, por exemplo, poder falar de seus medos e angústias por meio da brincadeira, dos brinquedos e dos jogos. Também, aborda-se a atenção e percepção pela luz, pontos estes que foram explorados na criação do produto, pois a luz tem grande influência no comportamento humano e desperta as mais diversas sensações e emoções, bem como a atenção. Como resultado, tem-se o brinquedo 'Brincar Lúdico', cujo objetivo é promover a criação e a ludicidade entre crianças e adultos, pois este se propõe a ser produzido pelo adulto junto com a criança.
This work consisted in the research and development of a toy to assist in the development of fine motor skills of children, from sensory experiences with light and shadow. For product development, the Bruno Munari’s methodology (2008) was followed. The work was developed in the emotional design area (NORMAN, 2008), which aims to understand how people interact socially and from there think of design solutions. At the age of children who developed the toy, the main motor skills are running, jumping, skipping, buttoning shirts and draw pictures (PAPALIA, OLDS, FELDMAN, 2006). So the game and the play help this development and symbolic issues, such as, for example, to speak of their fears and anxieties through the play, toys and games. Also deals with the attention and perception by light, these points that have been exploited in the creation of the product, because the light has great influence on human behavior and causes the most diverse feelings and emotions, as well as attention. As a result, there is the toy 'Brincar Lúdico', whose aim is to promote the criativity and playfulness between children and adults, because it is intended to be produced by the adult with the child.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1517
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