Design de Moda

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    Moda e marcas corpóreas: a relação das roupas com o aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes
    (2021-11) Fensterseifer, Gabriela Elise; Costa, Josiane Andréia Da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443
    A moda é uma ferramenta de comunicação capaz de expressar traços individuais, promover a interação social e influenciar maneiras de lidar com o corpo e suas marcas. O presente artigo apresenta uma análise da relação da moda com a autoestima de mulheres com cicatrizes, colaborando para uma melhor relação do indivíduo com o próprio corpo e a consequente transformação dos estigmas relacionados às cicatrizes. Os conceitos utilizados abordam questões relativas às linguagens da moda, à beleza sob a influência de padrões estéticos e às associações entre moda, mulher e cicatriz. A metodologia adotada baseia-se em revisão bibliográfica e pesquisa de internet, além de relatos sobre a trajetória de mulheres do Vale do Taquari/RS com cicatrizes, obtidas por meio de entrevistas não diretivas e semiestruturadas. Entre os resultados obtidos, pode-se destacar a relevância do corpo vinculado à moda no processo de aumento da autoestima de mulheres com cicatrizes, comprovando que as vestimentas vão além do caráter funcional, pois agregam valor sentimental e estimulam o bem- estar. Além disso, através das entrevistas, foi possível compreender as cicatrizes como símbolos de superação, que auxiliam no autoconhecimento das mulheres e possibilitam um olhar mais afetivo e amoroso com relação ao próprio corpo.
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    O encontro das sombras: moda e arquétipos na construção do figurino de Cisne Negro
    (2019-11) Lisot, Manuela; Costa, Josiane Andréia Da; http://lattes.cnpq.br/8314838798660443
    O artigo aqui delineado apresenta uma análise dos arquétipos presentes no filme Cisne Negro. Com base no figurino e na narrativa do filme, buscou-se analisar como os arquétipos aparecem tornando visível a dualidade da personagem principal. Nina é uma bailarina que aparenta infantilidade e inocência, porém, para interpretar o cisne negro em uma peça da companhia onde dança, precisa se conectar com seu lado sombrio. Tendo como objetivo a análise de como a Sombra dos arquétipos se apresenta caracterizando a dubiedade da personagem, o estudo fundamentou-se nas linguagens da moda, nos princípios do Design e na presença dos arquétipos do Inocente, do Amante e do Fora-da-Lei. Por meio de pesquisa qualitativa de cunho interpretativo por intermédio de pesquisa bibliográfica, verificou-se que as características sombrias da personagem principal, apesar de serem reveladas somente no final do filme, são reveladas por meio do figurino desde o início da narrativa. Os resultados das análises da pesquisa deram subsídios técnicos e serviram de inspiração para a criação de uma coleção de moda para uma marca que tem a criatividade e a irreverência como base em suas coleções, assim como pretende contar histórias traduzindo aspectos da sociedade.
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    Sustentabilidade e roupas transformáveis: uma alternativa possível para o guarda-roupas do futuro
    (2021-06) Chitolina, Margeli; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366
    Este trabalho aborda o tema da moda no futuro e sustentabilidade, delimitado no contexto da pesquisa e desenvolvimento de peças transformáveis como alternativa de sustentabilidade no consumo de moda, sintetizado no problema de pesquisa: qual a influência (impacto) das roupas transformáveis em uma possível melhoria na qualidade do consumo de moda na contemporaneidade? O objetivo geral da pesquisa é analisar o impacto das roupas transformáveis no consumo de moda sustentável. O trabalho tem natureza aplicada, porque trata da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em uma situação real, no caso, o desenvolvimento de uma coleção de moda relacionada com a sustentabilidade. O método escolhido é o dialético, por considerar aspectos sociais, econômicos, culturais e estéticos, que não podem ser compreendidos isoladamente e o estudo define-se como exploratório, já que a coleção desenvolvida configura-se como um experimento/exploração de alternativas para o problema da sustentabilidade na moda. O procedimento adotado é o bibliográfico/documental e, como resultado, além da discussão derivada da pesquisa, apresenta-se a proposta de uma coleção cápsula de roupas transformáveis.
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    Recriar- o Upcycling como técnica de criação de moda a partir do reaproveitamento de vestuário e resíduos têxteis
    (2019-11) Bogner, Jocelaine Da Silva; Metz, Cristian Leandro; http://lattes.cnpq.br/9507280023809366
    A indústria da moda vive em constante crescimento e cada vez mais vem causando impactos significativos ao meio ambiente. Nesta era tecnológica, onde a conexão entre marcas e clientes é mais intensa, o consumidor de moda é bombardeado de informações e impulsionado a compras desnecessárias, levando ao um consumo exagerado; essa prática faz com que todo esse vestuário consumido acabe sendo descartado muito rapidamente. Este estudo teve a intenção de propor uma alternativa para o descarte de itens de vestuário e resíduos têxteis, por meio da técnica de upcycling3 . Além disso, foi explorado o conceito de sustentabilidade e como este está relacionado com moda, pensando o consumo consciente e o descarte que tornam-se uma possibilidade para uma concepção de moda sustentável. A metodologia do estudo basiou-se em revisão bibliográfica, pesquisa exploratória, pesquisa de internet e pesquisa de questionário. O estudo resultou no desenvolvimento de uma coleção cápsula chamada “RECRIAR”.
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    Moda sustentável e consumo consciente: desconstruindo padrões
    (2019-06) Lopes, Betina Sehn; Rossi, Beatriz Kintschner; http://lattes.cnpq.br/2105238658491071
    O presente artigo aborda a moda sustentável e o consumo consciente, propondo uma desconstrução de padrões, inspirando um novo olhar para o desenvolvimento de coleção. Foram realizadas pesquisas sobre a relação existente entre moda, sustentabilidade e consumo, novas maneiras de pensar o design, ressignificação dos negócios de moda e um novo olhar para o desenvolvimento de coleção, além de materiais e modelagens. Pensar em todo contexto envolvendo o trabalho resultou em uma coleção para marca Salve Jorge Green.