Letras

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 18
  • Item
    Acesso Aberto
    A trajetória do herói beat em Pic - uma novela de Jack Kerouac
    (2021-12) Duarte, Flávia Alexandra Radeucker; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Keller, Garine Andrea
    Jack Kerouac foi um dos principais expoentes do movimento beatnik, que em meados da década de 1950 desacomodou artistas de diferentes áreas a se distanciar do estilo de vida americano tradicional. Kerouac desde cedo teve contato com grandes nomes da literatura, mas quando se desprendeu de influências materialistas e aventurou-se pelas estradas do país sem um rumo específico compreendeu a essência da ideologia beat que dali em diante passou a narrar em suas produções literárias. E é através do personagem-narrador de Pic - uma novela que o autor traduz tal essência, representando o protagonista como um herói beat. O termo herói beat é elaborado a partir da presente pesquisa para denotar as personagens expoentes da literatura beatnik que representam a ideologia desse movimento, pois são elas que partem pelas estradas em longas viagens em busca de liberdade e iluminação interior. Em Pic, Kerouac representa a trajetória do herói beat, um marginal santificado, através da vida de uma criança da Carolina do Norte que vai até Nova York junto de seu irmão mais velho em busca de uma nova vida, e sobretudo, da sua liberdade.
  • Item
    Acesso Aberto
    A configuração do corpo feminino no romance A gorda, de Isabela Figueiredo
    (2023-12) Link, Etiele Naiane; Haetinger; Haetinger, Rosiene Almeida Souza; http://lattes.cnpq.br/4532364124473624; Cardoso, Rosane Maria; Isse, Silvane Fensterseifer
    O presente trabalho analisa a obra A gorda, de Isabela Figueiredo, explorando a representação do corpo feminino, principalmente através da protagonista Maria Luísa, uma mulher gorda que migra de Moçambique para Portugal. A análise se concentra na forma como o livro aborda as vivências de mulheres gordas na sociedade, discutindo temas como dominação do corpo feminino, opressão histórica das mulheres em uma sociedade patriarcal e as relações de gênero. Além disso, destaca como a escrita é fundamental para Maria Luísa compreender a si mesma e desafia as normas sociais que marginalizam as mulheres gordas. A escolha da obra se dá pela relevância da representatividade e da minha identificação pessoal como mulher gorda, buscando compreender e evidenciar as complexidades e desafios enfrentados por mulheres que fogem dos padrões estéticos impostos pela sociedade.
  • Item
    Acesso Aberto
    A interdisciplinaridade como possibilidade de diálogo na área das linguagens: reflexões sobre práticas de estágio curricular no ensino fundamental
    (2022-07) Reis, Daiane Caroline Dos; Keller, Garine Andréa; http://lattes.cnpq.br/7675842354355859
    Neste artigo, buscou-se explicar o conceito de interdisciplinaridade, sua importância e a possibilidade de uma prática pedagógica interdisciplinar na área das linguagens. Apresentou-se os preceitos trazidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), acerca desse conceito teórico, além dos relatos de quem vivenciou a interdisciplinaridade na graduação, especificamente, na sua prática de estágio. Por meio da análise de relatórios de estágio e de entrevistas semiestruturadas, foi possível constatar a possibilidade do trabalho interdisciplinar dentro das escolas regulares de ensino, que há suporte da BNCC para isso e que, apesar de ser uma tarefa difícil, é extremamente enriquecedora aos alunos.
  • Item
    Acesso Aberto
    Jesus e as mulheres: uma análise linguística e teológica do discurso de Cristo
    (2021-12) Rodrigues, Raquel Vian; Aldrovandi, Makeli; http://lattes.cnpq.br/9015825616727906
    É notável a pouca quantidade de trabalhos acadêmicos que apresentem e analisem linguisticamente as interações de Jesus com as mulheres na Bíblia. Por causa disso, foi desenvolvida uma monografia de cunho linguístico e literário, abordando Charaudeau (2019) e teólogos, com suas teorias linguísticas sobre o eu enunciador, encenações narrativas e o contexto histórico-bíblico. Através dessa pesquisa, pode-se analisar como se davam os diálogos de Cristo com mulheres, além também de entender o que Cristo pensava sobre elas. Foram escolhidas três passagens do evangelho de Lucas e três passagens do evangelho de João, sob o critério de desenvolvimento e relevância para a observação do material. A metodologia utilizada teve Bardin (2010) como principal fonte. Assim, com o que foi agrupado e analisado, chegou-se à conclusão de que Jesus possuía, majoritariamente, um eu enunciador perdoador e salvador, além de demonstrar apreço pelo sexo feminino, o qual era desprezado na época, e permitir que as mulheres o seguissem e ouvissem de sua palavra livremente.
  • Item
    Acesso Aberto
    Como superar a fase do realismo nominal estimulando a consciência intrassilábica
    (2019-11) Fraporti, Thais; Bublitz, Grasiela Kieling; http://lattes.cnpq.br/5536348244806886
    O presente artigo vem defender o estímulo da Consciência Fonológica, mais especificamente da Consciência Intrassilábica, como fundamental para o processo de alfabetização. Sabe-se que grande parte dos alunos da Educação Infantil encontra-se na fase do Realismo Nominal, na qual a criança tem dificuldades de dissociar o significado do significante. Essa fase pode representar um obstáculo para o processo de alfabetização, visto que o aluno associa a palavra à sua respectiva imagem, ou seja, o significante do significado. Uma das maneiras de superar tal fase é propor tarefas que estimulem a sensibilidade à rima, a fim de que a criança identifique as semelhanças e diferenças sonoras das palavras. Essas atividades com rimas devem fazer parte do dia a dia escolar. Para isso, esse trabalho vai apresentar dez intervenções que podem ser implementadas nas aulas para trabalhar a Consciência Intrassilábica em sala de aula. Após essas intervenções, o presente trabalho apresenta dados estatísticos da influência que as atividades de Consciência Intrassilábicas tiveram para a superação do Realismo Nominal nos alunos que foi realizado o estudo.O trabalho com rimas auxilia na fixação e na assimilação das sílabas e dos fonemas para, assim, compreender o princípio alfabético, que consiste no entendimento de que para cada fonema corresponde um grafema. Apresentar rimas e desenvolver atividades relacionadas é inferir que as palavras têm regularidades entre si, mesmo que os objetos não apresentem nenhuma conexão.