Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1552
Title: Jogando com a história: diferentes possibilidades de aprendizagem
Authors: Hüther, Sabrina Fabiola
Keywords: Ensino de História;Jogos didáticos;Metodologia de ensino
Date of Defense: 28-Nov-2016
Issue Date: May-2017
Citation: HÜTHER, Sabrina Fabiola. Jogando com a história: diferentes possibilidades de aprendizagem. 2016. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1552.
Abstract: As aulas de História, assim como ocorre em aulas de Arte e de Educação Física, devem desencadear espaços de criação e de liberdade para construir a aprendizagem. Para que isso seja possível, é preciso repensar as práticas docentes, o que inclui revisitar as metodologias empregadas em sala de aula, buscando compreender se são adequadas para a construção ou não do conhecimento histórico. Portanto, é necessário evidenciar um programa de atividades didáticas que contemplem as diferentes formas de pensar e de articular o conhecimento. Na perspectiva da metodologia de ensino, o presente trabalho busca explorar a importância do uso de jogos no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de História. A partir disso, entende-se o jogo como uma ferramenta pedagógica importante e adequada, em contraposição ao conceito da aula tradicional. Por meio da aplicação de jogos em aulas do ensino fundamental, os resultados gerados a partir de estudos de caso serão percebidos sob perspectiva da análise qualitativa. A abordagem qualitativa proporcionará a melhor compreensão dos fenômenos que se pretende investigar, a partir de uma análise rigorosa e criteriosa desse tipo de informação, permitindo uma construção teórica mais aprofundada em relação à construção de estratégias educacionais aplicadas ao contexto do ensino de História. Dessa forma, pretende-se reconhecer como os jogos podem tornar as aulas momentos mais dinâmicos, de criação, nos quais os estudantes possam criar, desenvolver o raciocínio lógico, construir conceitos e argumentos, analisar e compreender fatos e informações históricas, desencadeando aprendizagem significativa relacionadas a práticas lúdicas. Os jogos escolhidos terão o intuito de fixar conceitos e ideias pré-exploradas durante as aulas, buscando proporcionar melhor compreensão por parte do estudante.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1552
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