O cotidiano da Inclusão Escolar: significados, discursos e práticas inclusivas no município de Arroio do Meio – RS

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-05
Orientador
Volkmer., Márcia Solange
Banca
Volkmer, Márcia Solange
Hattge, Morgana Domênica
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A política pública de Inclusão Escolar vem intensificando seu movimento ao longo das últimas décadas no Brasil. Ao mesmo tempo, a temática da Inclusão Escolar vem permeando as discussões docentes e da sociedade como um todo. Nesse sentido, a presente monografia busca compreender historicamente o processo de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, mas principalmente nas instituições escolares. Para tanto, busca através das legislações e bibliografias constituir o histórico brasileiro da inclusão escolar, perpassando as instituições especializadas e regulares. A partir dessa contextualização, objetiva-se compreender de que maneira os profissionais envolvidos diariamente com essas práticas entendem a Inclusão Escolar e questões pertinentes a ela - como os conceitos de deficiência, diferença e currículo. Neste sentido, é através de observações e entrevistas com professores e monitores do município de Arroio do Meio, das diferentes etapas do ensino - Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio que pesquisa busca alcançar esse objetivo, ao mesmo tempo em que pretende compreender as dinâmicas que ocorrem na Escola Especial da APAE, em que são atendidos alunos com deficiência. Essencialmente, o trabalho busca a escuta desses profissionais, para a partir de então, compreender suas ações e relacioná-las a contextos de maior amplitude, como as demandas neoliberais que vêm norteando os movimentos inclusivos.
Descrição
Palavras-chave
Deficiência; Inclusão Escolar; Escola; Educação
Citação
WESTENHOFEN, Élin Regina. O cotidiano da Inclusão Escolar: significados, discursos e práticas inclusivas no município de Arroio do Meio – RS. 2016. Monografia (Graduação em História) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1555.
Coleções