Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1559
Title: A importância da Educação Física para a Educação Infantil - um estudo quanti-quali através da escala de desenvolvimento motor
Authors: Fin, Suélen Cardoso
Keywords: Educação Física;Educação Infantil;Lúdico;Psicomotricidade;Escala EDM
Date of Defense: 5-Dec-2016
Issue Date: May-2017
Citation: FIN, Suélen Cardoso. A importância da Educação Física para a Educação Infantil - um estudo quanti-quali através da escala de desenvolvimento motor. 2016. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1559.
Abstract: O presente estudo buscou fundamentar a importância da Educação Física para a Educação Infantil, por meio das atividades psicomotoras que trabalham com o corpo e o movimento e as mais diversas possibilidades de movimentá-lo. Objetivou verificar o quanto a estimulação psicomotora através da ludicidade pode auxiliar no desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade de uma escola municipal do Vale do Taquari-RS. A amostra definitiva do estudo foi composta por uma (01) turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil com crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. Para a aplicação dos testes utilizou-se o Manual de Avaliação Motora – ESCALA EDM de Franciso da Rosa Neto (2014), que determina os testes para crianças de quatro (04) anos, no formato de jogos. O grupo ao final do reteste apresentou uma evolução em sua Idade Motora e uma melhora de desempenho por meio do cálculo do Quociente Motor Geral.
This study sought to justify the importance of Physical Education for Early Childhood Education, through psychomotor activities that work with the body and the most diverse movement possibilities of moving the body. Aimed to verify how psychomotor stimulation through playfulness can help develop children 4 years of age of a municipal school Taquari-RS Valley. The final sample was composed of one (01) Class of preschool a Municipal School of Early Childhood Education with children aged four and five years old. For the application of the tests used the motor assessment - SCALE EDM Rosa Neto Franciso (2014), which determines the tests for children four (04) years. The group at the end of Retest showed an increase in its Motor Age and a performance improvement by calculating the quotient General Motor.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1559
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016SuelenCardosoFin.pdf694,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons