Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFin, Suélen Cardoso-
dc.date.accessioned2017-05-29T11:47:19Z-
dc.date.available2017-05-29T11:47:19Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.date.submitted2016-12-05-
dc.identifier.citationFIN, Suélen Cardoso. A importância da Educação Física para a Educação Infantil - um estudo quanti-quali através da escala de desenvolvimento motor. 2016. Artigo (Graduação) – Curso de Educação Física - Licenciatura, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1559. pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10737/1559-
dc.description.abstractO presente estudo buscou fundamentar a importância da Educação Física para a Educação Infantil, por meio das atividades psicomotoras que trabalham com o corpo e o movimento e as mais diversas possibilidades de movimentá-lo. Objetivou verificar o quanto a estimulação psicomotora através da ludicidade pode auxiliar no desenvolvimento de crianças de 4 anos de idade de uma escola municipal do Vale do Taquari-RS. A amostra definitiva do estudo foi composta por uma (01) turma de pré-escola de uma Escola Municipal de Educação Infantil com crianças na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. Para a aplicação dos testes utilizou-se o Manual de Avaliação Motora – ESCALA EDM de Franciso da Rosa Neto (2014), que determina os testes para crianças de quatro (04) anos, no formato de jogos. O grupo ao final do reteste apresentou uma evolução em sua Idade Motora e uma melhora de desempenho por meio do cálculo do Quociente Motor Geral.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to justify the importance of Physical Education for Early Childhood Education, through psychomotor activities that work with the body and the most diverse movement possibilities of moving the body. Aimed to verify how psychomotor stimulation through playfulness can help develop children 4 years of age of a municipal school Taquari-RS Valley. The final sample was composed of one (01) Class of preschool a Municipal School of Early Childhood Education with children aged four and five years old. For the application of the tests used the motor assessment - SCALE EDM Rosa Neto Franciso (2014), which determines the tests for children four (04) years. The group at the end of Retest showed an increase in its Motor Age and a performance improvement by calculating the quotient General Motor.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEscala EDMpt_BR
dc.titleA importância da Educação Física para a Educação Infantil - um estudo quanti-quali através da escala de desenvolvimento motorpt_BR
dc.typearticlept_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade do Vale do Taquari UNIVATESpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7009640053177740pt_BR
mtd2-br.advisor.nameBrod, Alessandra-
bdu.cnpq.areaCSpt_BR
Appears in Collections:Educação Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016SuelenCardosoFin.pdf694,66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons