Oficina de música nos anos iniciais: criando uma musicoteca

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-06
Orientador
Munhoz, Angélica Vier
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Este artigo é o recorte de um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, realizado no Universidade do Vale do Taquari Univates, durante o período de fevereiro a novembro de 2016. Trata-se, inicialmente, de um estudo da noção de paisagem sonora em meio ao educador Murray Schafer. A partir de tais estudos buscou-se realizar uma oficina de música com alunos do primeiro ano de uma escola pública, localizada em Teutônia/RS, pautada na sensibilização das crianças e na utilização de materiais reutilizáveis, culminando na criação de uma musicoteca. Como o estudo envolvia a Educação Musical na escola, buscou-se também a aproximação com os documentos do Ministério da Educação acerca do ensino de música. Ao final, constatou-se que as experiências vivenciadas pelo grupo de crianças possibilitou novas formas de sentir, escutar e vivenciar os sons, criando outras paisagens sonoras.
Descrição
Palavras-chave
Oficina de música; Anos Iniciais; Musicoteca
Citação
LUERSEN, Tamara Cristina. Oficina de música nos anos iniciais: criando uma musicoteca. 2016. Artigo (Graduação) – Curso de Pedagogia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 29 nov. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1578.
Coleções