Investigação das potencialidades de Rubus sellowii Cham. & Schltdl. (Rosaceae)

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-06
Orientador
Freitas, Elisete Maria De
Banca
Freitas, Elisete Maria De
Afonso, Clélia Paulete Correia Neves
Hoehne, Lucélia
Maciel, Mônica Jacheti
Mouga, Teresa Margarida Lopes Da Silva
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Os compostos fenólicos são metabólitos secundários encontrados nas plantas que apresentam efeitos biológicos, incluindo atividades antioxidante e antimicrobiana. A descoberta de novos agentes é de extrema importância para um país como o Brasil que possui imensa biodiversidade. O gênero Rubus tem sido estudado por ser fonte de importantes princípios ativos com atividade antioxidante, antitumoral e anti-inflamatória. Diante do exposto, o objetivo do estudo foi avaliar a atividade antimicrobiana, antioxidante e determinar o conteúdo de flavonoides e polifenóis nos extratos aquosos, etanólicos e hidroetanólicos de folhas e frutos de Rubus sellowii Cham. & Schltdl., espécie nativa, endêmica do Brasil. Os métodos utilizados foram Folin-Ciocalteu para polifenóis, espectroscopia para flavonoides, capacidade de redução do radical DPPH por espectrofotometria para atividade antioxidante e o método de micro diluição para atividade antimicrobiana. O conteúdo de polifenóis variou de 182 a 5097 mg de EAG/100 g de frutos e folhas, respectivamente. Para o teor de flavonoides totais, a variação foi de 16 a 234 mg de ERU/g, sendo as menores quantidades para os extratos de frutos. Os frutos apresentaram a menor capacidade antioxidante e o extrato etanólico de folhas apresentou a maior atividade antioxidante. Na atividade antimicrobiana, os extratos hidroetanólicos mostraram ação bactericida frente à S. aureus. Os extratos de folhas e frutos tiveram ação bacteriostática sobre E. coli. Já a levedura C. albicans se mostrou resistente a todos os extratos testados. As atividades apresentadas pelos extratos podem estar relacionadas à presença de polifenóis e flavonoides em quantidades consideradas elevadas tanto em frutos quanto em folhas. A utilização da espécie, especialmente dos frutos, deve ser estimulada a fim de reduzir o risco de algumas doenças.
Descrição
Palavras-chave
Concentração bactericida mínima; Concentração inibitória mínima; Extrato aquoso; Extrato etanólico; Extrato hidroetanólico; Flavonóides; Polifenóis; Alelopatia; Amora-preta; Fitotoxicidade; Lactuca sativa L.
Citação
TEIXEIRA, Marelise. Investigação das potencialidades de Rubus sellowii Cham. & Schltdl. (Rosaceae). 2017. Dissertação (Mestrado) – Curso de Biotecnologia, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 23 fev. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1586.
Coleções