Avaliação da influência do aditivo plastificante multifuncional redutor de água na resitência mecânica do concreto dosado pelo método ABCP

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2017-09
Orientador
Mascolo, Rafael
Banca
Mascolo, Rafael
Rosa, Ivandro Carlos
Ferreira, Marcelo Freitas
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Buscando entender a influência do uso de aditivo plastificante redutor de água à base de ácido lignosulfônico na resistência mecânica do concreto quando dosado pelo método ABCP, este estudo avalia a mistura de aditivo nos teores de 0,5; 0,75 e 1% sobre a massa de aglomerante. Definiu-se três traços iniciais como referência, denominados rico, intermediário e pobre nos quais a relação água/cimento foi definida com o auxílio do ensaio de consistência “slump test”, o qual teve seu valor fixado em 100±10mm a fim obter maior precisão, com isso foi possível verificar que com o aumento da quantidade de aditivo a relação a/c diminui e por consequência ocorre um ganho de resistência mecânica do concreto no estado endurecido.
Descrição
Palavras-chave
Dosagem ABCP; Aditivo plastificante; Concreto
Citação
GASPARIN, Leonardo. Avaliação da influência do aditivo plastificante multifuncional redutor de água na resitência mecânica do concreto dosado pelo método ABCP. 2017. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 03 jul. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1642.