Estudo de caso: como o intraempreendedorismo e a comunicação podem influenciar na prestação de serviços na unidade do SESI de Lajeado

Imagem em miniatura
Data
2017-09
Autores
Casagrande, Regina
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
Quando procuramos respostas para enfrentar a problemática da comunicação entre colaboradores e clientes, buscamos essa tão desejada resposta em argumentos como falta de interesse e comprometimento destes profissionais em atender com excelência, deixando de alcançar melhores resultados. O desenvolvimento deste trabalho, através de um estudo de caso, focou no intraempreendedorismo, suas principais características e também na capacidade de comunicação entre funcionários e clientes na prestação de serviços da unidade do SESI de Lajeado – RS. Sabe-se que grande parte dos empreendedores desenvolve o seu projeto enquanto trabalhador por conta de outrem, possibilitando um aumento significativo nos resultados das organizações, porém poucos colaboradores possuem estas características, ou tem a chance de desenvolvê-las com o apoio da empresa. Outro fator importante é a relação entre empresa e cliente, principalmente quando se trata de informações repassadas às partes interessadas. Participaram do estudo, 67 clientes das aulas de música e ginástica, do SESI de Lajeado – RS, e o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário com característica quali-quantitativa. Percebeu-se que os colaboradores do SESI de Lajeado possuem muitas características intraempreendedoras, com destaque especial para a qualidade das aulas desenvolvidas. Outro fator importante, evidenciado na pesquisa foi o amplo espaço físico, e em meio à natureza destinado para as aulas. Constatou-se também que os colaboradores possuem boa capacidade de comunicação, porém sugere-se que a organização promova iniciativas para melhorar e desenvolver esta capacidade, visto que alguns clientes evidenciaram ter problemas com as informações que recebem de alguns funcionários da empresa.
Descrição
Palavras-chave
Intraempreendedorismo, Comunicação, Cliente, Estudo de caso
Citação
CASAGRANDE, Regina. Estudo de caso: como o intraempreendedorismo e a comunicação podem influenciar na prestação de serviços na unidade do SESI de Lajeado. 2016. Monografia (MBA em Gestão Empresarial) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 set. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1652.