Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/17
Title: Ecoturismo e sustentabilidade no Vale do Taquari: possiblidades a partir do estudo de caso no Morro Gaúcho em Arroio do meio
Authors: Krüger, Ana
Keywords: Turismo;Ecoturismo;Arroio do Meio/RS;Morro Gaúcho;Representações sociais
Date of Defense: 28-May-2008
Issue Date: 20-Nov-2008
Citation: KRÜGER, Ana. "Ecoturismo e sustentabilidade no Vale do Taquari: possiblidades a partir do estudo de caso no Morro Gaúcho em Arroio do meio". 2008. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ambiente e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 maio 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10737/17>.
Abstract: O Turismo é um fenômeno que abrange as esferas culturais, sociais, políticas, econômicas e ambientais, e constitui-se em uma possibilidade de desenvolvimento local para as comunidades. Neste sentido, considerou-se que o Ecoturismo pode ser uma estratégia de desenvolvimento sustentável, de fortalecimento do capital social e de formação da cidadania. Com base nestas colocações, este estudo de caráter exploratório quanti-qualitativo teve como objetivo geral compreender como se organiza historicamente o campo turístico no Vale do Taquari, a partir da análise das representações sociais dos atores envolvidos, e investigar as potencialidades de desenvolvimento do Ecoturismo como estratégia de sensibilização para o desenvolvimento sustentável em Arroio do Meio/RS. A metodologia utilizada partiu de um estudo de caso no Morro Gaúcho, localizado em Arroio do Meio. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os atores sociais envolvidos na formação do campo turístico, a saber: poder público municipal, movimento social, iniciativa privada e a comunidade residente. Constatou-se que o campo turístico no Vale do Taquari ainda está em formação devido à ausência de um habitus específico neste campo, o que caracteriza um jeito próprio de ser e fazer a atividade turística na região. A análise das representações sociais aponta para construções diversas sobre as questões turísticas e ecológicas conforme os interesses dos atores sociais, sendo possível identificar potencial para o desenvolvimento do Ecoturismo, apesar da fragilidade do capital social.
URI: http://hdl.handle.net/10737/17
Appears in Collections:Ambiente e Desenvolvimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaKruger.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in BDU are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.