Avaliação das condições higiênico-sanitárias em unidades de alimentação escolares da rede municipal de um município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul

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Data
2017-11
Orientador
Fassina, Patricia
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Resumo
Objetivos: Avaliar as condições higiênico-sanitárias de Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) escolares, bem como comparar as condições sanitárias entre as escolas de educação infantil e ensino fundamental. Metodologia: Estudo observacional transversal, desenvolvido entre agosto e setembro de 2015 em 24 UANs escolares de um município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul, por meio da Portaria nº 78/2009, a qual constitui um checklist de 153 critérios distribuídos em 12 categorias. Os dados foram analisados no software Statistical Package for the Social Sciences da IBM®, versão 20.0, considerando o nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados: Maiores percentuais de conformidade higiênico-sanitários foram encontrados nas categorias Responsabilidade (100,00±0,00%), Manejo de Resíduos (90,28±2,80%), Matérias Primas, Ingredientes e Embalagens (86,46±4,12%), Abastecimento de Água (82,81±19,09%), Higienização de Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios (80,73±8,22%), Preparação do Alimento (79,35±2,94%) e Exposição ao Consumo do Alimento preparado (76,35±3,83%). Identificou-se melhor adequação sanitária nas escolas de educação infantil para as categorias Edificação das Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios (72,20±0,91% e 67,70±4,47%, p=0,002) e Manipuladores (73,86±1,93% e 71,65±2,98%, p=0,043). As escolas de ensino fundamental apresentaram melhores condições sanitárias para a categoria Exposição ao Consumo do Alimento Preparado (75,00±0,00% e 77,71±5,16%, p=0,005). Conclusão: As UANs escolares garantiram melhores condições higiênico-sanitárias para alguns critérios da legislação, enquanto outros apresentaram não conformidades. As categorias Edificação, Instalações, Equipamentos, Móveis e Utensílios e Manipuladores apresentaram melhores condições sanitárias para as escolas de educação infantil, porém houve maior conformidade nas escolas de ensino fundamental para a categoria Exposição ao Consumo do Alimento Preparado.

Objective: To evaluate the hygienic and sanitary conditions of school feeding and nutrition units as well as to compare sanitary conditions between kindergarten and elementary schools. Methodology: Cross-sectional observational study, developed in the period of August to September 2015 in 24 school feeding and nutrition units of a municipality in the Rio Pardo Valley, Rio Grande do Sul, through Portaria nº 78/2009, which is a checklist of 153 criteria distributed in 12 categories. Data were analyzed in the IBM® Statistical Package for the Social Sciences, version 20.0, considering the level of significance of 5% (p <0.05). Results and discussion: The highest percentages of hygienic-sanitary compliance were found in the categories Responsibility (100.00 ± 0.00%), Handling of Residues (90.28 ± 2.80%), Raw Materials, Ingredients and Packaging (86.46 ± 4, 12%), Water Supply (82.81 ± 19.09%), Sanitation Facilities, Equipment, Furniture and Utensils (80.73 ± 8.22%), Food Preparation (79.35 ± 2.94%) and Food Consumption Exposure (76.35 ± 3.83%). It was identified a better sanitary adequacy in kindergarten schools for the categories of Facilities, Equipment, Furniture and Utensils (72,20 ± 0,91% and 67,70 ± 4,47%, p = 0,002) and Manipulators (73 , 86 ± 1.93% and 71.65 ± 2.98%, p = 0.043). The elementary schools had better sanitary conditions for the category of Exposure to Consumption of Prepared Food (75.00 ± 0.00% and 77.71 ± 5.16%, p = 0.005). Conclusion: School UANs provided better hygienic-sanitary conditions for some of the criteria of the legislation, while others presented nonconformities. The categories Building, Facilities, Equipment, Furniture and Utensils and Handlers presented better sanitary conditions for kindergarten schools, but there was greater compliance in elementary schools for the category Exposure to Consumption of Prepared Food.
Descrição
Palavras-chave
Boas práticas de manipulação; Serviços de alimentação; Refeições; Alimentos
Citação
RASQUINHA, Bruna Dos Santos. Avaliação das condições higiênico-sanitárias em unidades de alimentação escolares da rede municipal de um município do Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. 2016. Artigo (Graduação) – Curso de Nutrição, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 05 dez. 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1708.
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