Inteligência competitiva: análise da concorrência para precificação de operações de crédito no mercado financeiro

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Bonfadini, Gerson José
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
O segmento financeiro apresenta elevado nível de competição em nosso país e a busca pela expansão da carteira de crédito é primordial para maximização dos resultados das instituições. Para manter as organizações competitivas, nesse ambiente, é fundamental que os gestores conheçam e acompanhem, rotineiramente, as estratégias e movimentos de seus concorrentes. Nesse contexto, a aplicação dos conceitos e ferramentas de inteligência competitiva se tornam indispensáveis para apoiar a escolha da melhor estratégia para expansão das carteiras de crédito, que atenda aos interesses organizacionais e, também, se mostre competitiva sob os olhos do consumidor. Sendo assim, buscou-se identificar os fatores críticos de sucesso aplicados pelas maiores instituições financeiras do Vale do Taquari para definição de sua política de precificação de taxas de juros em operações de empréstimos e financiamentos. Para isso, foram realizadas entrevistas em profundidade com os representantes dos principais bancos e cooperativas de crédito da região, e, com base nos resultados obtidos, foi sugerido um modelo e práticas de análise da concorrência que subsidie os gestores na tomada de decisões estratégicas possibilitando a expansão da carteira de crédito da sua instituição.
Descrição
Palavras-chave
Tomada de decisão; Inteligência competitiva; Mercado financeiro; Análise da concorrência; Crédito
Citação
HAAS, Daniel. Inteligência competitiva: análise da concorrência para precificação de operações de crédito no mercado financeiro. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Administração de Empresas) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1735.