Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1751
Title: Projeto de sinalética para deficientes visuais focado em escolas de Ensino Fundamental e Médio
Authors: Dias, Josué Pereira
Keywords: Design;Deficiência visual;Inclusão;Sinalética
Date of Defense: Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: DIAS, Josué Pereira. Projeto de sinalética para deficientes visuais focado em escolas de Ensino Fundamental e Médio. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1751.
Abstract: Muito se discute na sociedade atual que devem ser respeitadas todas as formas de diferenças, dentre elas as das pessoas com deficiência, mas infelizmente, percebe-se que mesmo possuindo todos os direitos como qualquer outro cidadão, essa parcela da população segue desamparada em muitos aspectos, um deles em específico diz respeito à acessibilidade. Considerando seu aporte de conhecimento, o designer pode ser tratado como um resolvedor de problemas, sendo capaz de desenvolver uma solução que possa melhorar a relação humano-ambiente. Desta forma, o presente trabalho buscou o desenvolvimento de um projeto de sinalética para deficientes visuais focado em escolas de ensino fundamental e médio, com a finalidade de promover maior autonomia para os mesmos, auxiliar no seu desenvolvimento em âmbito escolar e facilitar sua inserção na sociedade. Para isso aplicou-se uma metodologia de projeto adaptada a partir do método de Bruno Munari. Esta adaptação consistiu nas etapas de Definir o Problema; Conhecer o Problema; Análise de Dados; Processo de Criação; Modelo de Verificação; Desenho de Construção e Solução. Assim posto, no decorrer do texto poderão ser conferidos o desenvolvimento e os resultados obtidos na aplicação de cada uma das etapas propostas. Ao final do presente trabalho apresenta-se a proposta do projeto de sinalética para deficientes visuais focado em escolas de ensino fundamental e médio.
Western society is widely discussing the needs of respect to all forms of differences, which includes and deserves attention people with physical deficiencies and limitations. Nevertheless, even though this people have the same rights as any other citizen, it is easy to notice that this part of the population is unfortunately unsupported in several ways, specifically with respect to accessibility. The contribution of designers’ knowledge not only can be a solving problem but a way of achieve improvements on the human-environment relationship. Therefore, the present work aimed the development of a signage project on elementary and high schools for visually impaired people in order to promote them more autonomy, and help on their school development and further insertion into the society. For the execution of this project, it was applied an adapted project methodology, which is based on the Bruno Munari’s method. This adaptation consisted of the following steps: To address and define the issue; to know the problem; analyze data; Creation process; verification models; Construction drawing; and solution. Thus, on the present work are both development and obtained application results of each proposed step. After all, there is the tender for the visual impaired signage project on elementary and high schools.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1751
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017JosuePereiraDias.pdf7,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons