Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1752
Title: Projeto de Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates: o pensamento moderno e pós-moderno como base construtiva
Authors: Fabris, Fernando
Keywords: Design;Moderno;Design Suíço;Pós-moderno;UNIVATES;Sistema de Identidade Visual;Universidade
Date of Defense: Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: FABRIS, Fernando. Projeto de Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates: o pensamento moderno e pós-moderno como base construtiva. 2017. Monografia (Graduação em Design) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1752.
Abstract: O desenvolvimento de uma marca é um processo complexo, mas importante para a representatividade de um produto, de uma empresa ou de uma ideia, diante do consumidorusuário. O presente projeto tem o objetivo de desenvolver um Sistema de Identidade Visual para a futura Universidade Univates, baseado em um comparativo feito do período moderno, com ênfase no Design Suíço, e o período pós-moderno. A partir deste contexto é feito uma pesquisa histórica exploratória dos períodos citados e quais foram suas diretrizes, influências e o que deixaram de legado para o design contemporâneo. A investigação partiu do surgimento do modernismo, do grupo de Werkbund, passando pela Bauhaus e suas ideias exploradas, pelo seu curso básico e o estudo das formas básicas que, neste trabalho, terão importante papel, seguindo para as escolas suíças de design, pela nova tipografia e finalizando na escola de ULM. Já o período pós-moderno começou com Wolfgang Weingart desconstruindo todas as regras modernas e ditando um novo rumo do design com seus estilos retrô, punk, new wave e por fim na era digital. Finalizada a pesquisa, é feita uma reunião das principais informações coletadas partindo para a execução do projeto. Em sua construção, foram usadas as formas básicas, o quadrado, triângulo e círculo como base para o Sistema de Identidade Visual. Para agregar mais informações sobre a Univates foi realizada uma pesquisa não-estruturada com 3 pessoas ligadas diretamente com o planejamento e marketing da instituição. Essa entrevista possibilitou uma interessante compreensão da relação da Univates com a comunidade local e a inserção dos alunos formados no mercado de trabalho. A entrevista também contribuiu para incorporar ao resultado final do projeto ideias que pudessem ser exploradas pela comunicação da instituição. O sistema gerado propõe uma junção dos períodos moderno e pós-moderno além de acrescer a própria marca da Univates um significado que engloba esse novo momento da instituição. A metodologia utilizada foi o Sistema de Identidade Visual (PEÓN, 2009), que permite a comparabilidade dos estilos para melhor alcançar o objetivo do trabalho. Como instrumentos de pesquisa, foram utilizadas pesquisas bibliográfica (STUMPF, 2006), e de internet (YAMAOKA, 2006), estudo de caso (DUARTE, 2006), entrevista não-estruturada e pesquisa qualitativa (BAUER, 2002).
The development of a brand is a complex process, but it’s important for the representativeness of a product, a company or an idea, before the consumer-user. The present project has the objective of developing a visual identity system for the future Univates University, based on a comparative between the modern period, with emphasis on Swiss Design, and the postmodern period. From this context was carried out an exploratory historical research of the mentioned periods and what are its directives, influences and what it’s left as legacy for the contemporary design. The investigation began with the emergence of modernism, the Werkbund group, the Bauhaus and their explored ideas, their basic course and the study of the basic forms that, in this work, will play an important role, starring with the Swiss schools of design, the new Typography and finishing at the ULM school. The postmodern period began with Wolfgang Weingart deconstructing all modern rules and dictating a new direction of design with its retro styles, punk, new wave and finally digital. Once the research is completed, a meeting of the main information collected is carried out to execute the project. In its construction, were considered as basic shapes, the square, triangle and circle as the basis for the Visual Identity System. To add more information about Univates a non-structured research was carried out with 3 people directly linked with the planning and marketing of the institution. This interview made possible an interesting understanding of Univates relation with the local community and the insertion of the graduate students in the work market. The interview also contributed to incorporate into the end result of the project ideas that could be explored by the communication of the institution. The System generated proposes a junction of the modern and postmodern periods besides adding the own brand of Univates a meaning that encompasses this new moment of the institution. The methodology used was the Visual Identity System (PEÓN, 2009), which allows the comparability of styles to better achieve the objective of the work. As research instruments, we used bibliographic research (STUMPF, 2006), and internet (YAMAOKA, 2006), a case study (DUARTE, 2006) and unstructured interview, qualitative research (BAUER, 2002).
URI: http://hdl.handle.net/10737/1752
Appears in Collections:Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017FernandoFabris.pdf6,18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons