A influência da embalagem para a percepção de valor do produto

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Data
2018-01
Orientador
Simões, Denis Gerson
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Resumo
O presente estudo buscou, a partir de uma pesquisa de caráter exploratória e também de entrevista semiaberta em profundidade, esclarecer de que forma e através de quais características a embalagem influencia a percepção do consumidor quanto ao produto nela contido. Na pesquisa exploratória foram abordados aspectos do cenário atual das embalagens alimentícias, da multisensorialidade, da embalagem como parte do composto de marketing, da marca e a percepção de valor ligada a ela, e do comportamento do consumidor. Posteriormente, através da pesquisa em profundidade, foram analisadas quatro cervejas artesanais brasileiras tipo Pilsen, com o objetivo de avaliar a influência da embalagem na aceitação das mesmas. Foram analisados os pontos de paridade e disparidade nas respostas dos participantes entre as etapas, com o objetivo de identificar opiniões que divergiram a partir da exposição da embalagem. Como conclusão principal da pesquisa identifica-se que a maior influencia da embalagem acontece acerca da decisão de compra do consumidor, e que ela não surte influencia tão significativa no que diz respeito a percepção de valor e qualidade do produto, pelo menos não a ponto de causar mudança de opinião de estrema relevância nas escolhas de amostra.
Descrição
Palavras-chave
Embalagem; Comportamento do consumidor; Análise sensorial; Cerveja
Citação
PIES, Emanuelle Diehl. A influência da embalagem para a percepção de valor do produto. 2017. Monografia (Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 26 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1755.