Análise de mercado do setor brasileiro de exportação de sucata metálica ferrosa que exporta para o sul e sudeste asiático

Carregando...
Imagem em miniatura
Data
2018-01
Orientador
Bischoff, Viviane
Banca
Título do periódico
ISSN
Título do Volume
Editor
Resumo
A melhor utilização dos recursos e a preocupação com o meio ambiente são temas recorrentes em pauta no universo empresarial. A indústria que utiliza materiais metálicos ferrosos em seu processo está sempre buscando alternativas para melhorar seu processo produtivo e diminuir as consequências ambientais, como o esgotamento dos recursos naturais. Neste cenário surge o setor de processamentos de sucatas metálicas. O objetivo deste estudo foi analisar como funciona o segmento de mercado das exportações de sucatas metálicas ferrosas que exportam para o sul e sudeste asiáticos. A metodologia utilizada para a consolidação desse estudo qualitativo foi a realização de um estudo de campo com observação participante, de caráter exploratório e um viés descritivo. A coleta de dados foi concretizada através de entrevistas não estruturadas com profissionais do setor de comercialização de sucatas metálicas e contou também com consulta de dados secundários. Os dados levantados apontam o desenvolvimento do Brasil como gerador de sucatas metálicas, e a presença de um cenário de crescimento das exportações de sucatas metálicas para os países do sul e sudeste asiático.
Descrição
Palavras-chave
Exportação de sucata metálica; Mercado sul e sudeste asiático; Exportações brasileiras
Citação
TROMBETA, Giovana. Análise de mercado do setor brasileiro de exportação de sucata metálica ferrosa que exporta para o sul e sudeste asiático. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Comércio Exterior) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 21 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1760.