Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1761
Title: Impacto econômico-financeiro sobre a viabilidade de uma propriedade leiteira com a utilização da capacidade máxima: estudo de caso da Granja Ames
Authors: Ames, Eduardo
Keywords: Gestão estratégica;Viabilidade econômica;Lucratividade;Rentabilidade
Date of Defense: 20-Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: AMES, Eduardo. Impacto econômico-financeiro sobre a viabilidade de uma propriedade leiteira com a utilização da capacidade máxima: estudo de caso da Granja Ames. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Negócios Agroindustriais) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1761.
Abstract: A atividade rural só é viável a partir de uma gestão estratégica eficiente. Esta concentra esforços para analisar de forma sistêmica os ambientes da organização.Conhecer o negócio é o primeiro passo desta empreitada. Em vista disso, objetivou-se com esta pesquisa, identificar o impacto econômico-financeiro sobre a viabilidadeda propriedade leiteira Granja Ames com a utilização de sua capacidade máxima. A propriedade está localizada no município de Capitão-RS e traçou um planejamento estratégico para uma estrutura física que abrigasse um plantel de quarenta vacas em produção. Atualmente está com trinta e cinco vacas. Para a realização do estudo lançou-se mão da literatura com temas de gestão financeira, como receitas e despesas, gestão econômica e cenários ambientais. A título de organização do estudo, atenderam-se a objetivos específicos analisando a variação do plantel produtivo no triênio ano agrícola 2014/2016, verificando o comportamento dos custos e receitas no período, projetando resultados da propriedade com sua capacidade máxima instalada e comparando a lucratividade e rentabilidade atuais e projetadas. Para tal, utilizou-se para a coleta de dados a pesquisa exploratória e descritiva de forma aplicada, com abordagem quantitativa, por meio da análise documental, bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram organizados em planilhas do programa de sucessão da Dália Alimentos. A análise dos dados atendeu aos objetivos específicos trazendo informações sobre plantel, despesas e receitas, margem líquida, lucratividade e rentabilidade. Concluiu-se que, levando em consideração as médias do triênio e a projeção do plantel produtivo completo, o impacto econômico financeiro apresentou um aumento na lucratividade e na rentabilidade.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1761
Appears in Collections:Administração - LFE Negócios Agroindustriais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017EduardoAmes.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons