Use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10737/1763
Title: Perfil do negociador colombiano: uma análise dos parceiros comerciais da indústria brasileira
Authors: Immich, Marina
Keywords: Negociação;Negociação internacional;Cultura;Negociador colombiano
Date of Defense: 20-Jun-2017
Issue Date: Jan-2018
Citation: IMMICH, Marina. Perfil do negociador colombiano: uma análise dos parceiros comerciais da indústria brasileira. 2017. Monografia (Graduação em Administração - LFE Comércio Exterior) – Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 20 jun. 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/1763.
Abstract: Com a crescente evolução do comércio internacional, aliada à redução de barreiras existentes na troca com outros países, elevou-se expressivamente o número de empresas exportadoras, que encontram nos negócios internacionais a oportunidade de aumento dos seus ganhos e a possibilidade de se prevenir das possíveis instabilidades do mercado interno. Diante deste contexto, exige-se uma maior capacitação dos profissionais que negociam neste cenário, tornando-se necessário conhecer o seu parceiro internacional e o ambiente onde ele está inserido, para compreender sua maneira de agir e prever possíveis atitudes que ele terá em uma negociação. Considerando que a Colômbia é um país geograficamente próximo ao Brasil e que vem apresentando altas taxas de crescimento, julga-se importante conhecer a maneira como o negociador colombiano atua para otimizar as relações com este mercado. Sendo assim, este estudo de campo, de caráter exploratório, teve como objetivo geral analisar o perfil do negociador colombiano que atua em negociações comerciais internacionais com o Brasil. Para tanto, foram entrevistados 4 executivos colombianos que possuem relações comerciais com o Brasil e 3 executivos brasileiros que negociam com este mercado. Através dos dados coletados nas entrevistas, pode-se perceber que o profissional colombiano é muito assertivo nas negociações, carrega-se de muitas informações, age de forma íntegra e busca construir relacionamentos baseados em confiança que objetivem ganhos mútuos e sejam sustentados por acordos justos.
URI: http://hdl.handle.net/10737/1763
Appears in Collections:Administração - LFE Comércio Exterior

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